É nesse momento que a roteirização de transportes se torna uma grande aliada do gestor, pois com a análise de uma série de variáveis, é possível definir a melhor rota, visando a eficiência e maximizando a lucratividade de sua frota.
O que é e como funciona a roteirização de transportes?
A roteirização de transportes é um modelo de planejamento que visa encontrar a melhor rota para cada itinerário dentro de uma empresa.
Na hora de definir o melhor trajeto, são analisados diversos pontos como por exemplo, distância entre a partida e a chegada, buscando na maioria das vezes uma menor quilometragem.
Entretanto, não vale a pena optar pela menor quilometragem se o tempo de viagem ainda sim for maior, por isso, a roteirização conta com a análise de inúmeros fatores, e dentre eles podemos citar os seguintes:
- Quilometragem total
O ideal é sempre buscar por uma rota que resulte na menor distância entre o ponto de partida e o destino final;
- Tempo de viagem
É incontestável que a frase “tempo é dinheiro” seja verdadeira, e durante a roteirização de transporte isso não seria diferente, o melhor é buscar pelo trajeto mais rápido até seu objetivo, mesmo que a quilometragem seja maior;
- Número de pedágios
Analisar a quantidade de pedágios dentro de uma rota também é necessário para entender quais custos adicionais tal trajeto agrega ao orçamento final;
- Segurança
A segurança não somente da carga, mas também de seu condutor deve ser prioridade dentro da roteirização de transportes, então é importante analisar os caminhos mais seguros dentro de seu trajeto;
- Número de postos
Se a sua frota costuma fazer viagens longas, você também deve analisar se a rota escolhida possui postos e/ou paradas seguras para fazer o abastecimento dos veículos, bem como para o descanso de seus motoristas;
- Condições da via
Uma estrada em más condições além de trazer riscos à segurança do condutor, diminui a velocidade, consequentemente aumentado o tempo de viagem, assim como propicia maiores avarias ao veículo;
- Trânsito local
Congestionamentos podem ocorrer por diversos fatores, mas em alguns casos, é possível verificar a incidência de trânsito em determinados pontos e horários dentro de sua rota. Nesse caso, você pode alternar o caminho ou apenas o horário de tráfego, para não perder tempo parado nas exaustivas filas;
- Restrições de altura e/ou de circulação
Em determinadas rotas você pode encontrar certas restrições, como um viaduto com altura máxima por exemplo, ou em grandes metrópoles restrição de tráfego de veículos pesados em determinados períodos.
Vantagens em aplicar a roteirização de transportes
Optar pela roteirização de transportes traz inúmeras vantagens, como a diminuição do tempo de viagem, redução nos gastos com combustível, menores custos com manutenção de veículos e maior produtividade.
Além disso, uma outra vantagem interessante é que você pode utilizar a roteirização de transportes para definir os melhores veículos para a sua frota, pois é possível testar uma mesma rota com dois veículos diferentes, e ao obter os dados de ambos, definir qual é o modelo mais vantajoso para a sua empresa.
Outra vantagem é a rastreabilidade, pois com uma rota pré-estabelecida, é possível saber onde está cada veículo, e caso necessário, fazer a interceptação dos mesmos.
Solução Digital para roteirização de transportes
O gestor de uma frota pode optar por soluções digitais para auxiliá-lo na hora de criar a rota ideal, isso poupa tempo e dor de cabeça na hora de definir este mapa logístico, assim como aumenta a eficiência da empresa, e consequentemente os lucros da mesma.
Falando em solução digital para gerenciamento de frotas, não deixe de conhecer o Pró-Frotas, uma solução 100% digital de gestão de abastecimento que pode lhe ajudar a economizar até 25% no custo de combustível de sua frota, sem custo algum. Confira!