Adicionar a gestão de riscos ao seu planejamento, se torna uma excelente alternativa para ampliar o rendimento de sua frota. Hoje, separamos alguns conceitos e dicas para quem busca saber mais sobre a técnica de gestão de riscos, confira:
O que é gestão de riscos?
Podemos definir a gestão de riscos, como uma técnica que busca analisar a vulnerabilidade da cadeia operacional de uma empresa, visando identificar os principais riscos e falhas que podem vir a acontecer no setor, para que seja possível então, traçar um plano que minimize os danos e apresente uma solução adequada para cada circunstância.
Entretanto, vale salientar, que a gestão de riscos não serve apenas como um plano preventivo, ele também pode ser utilizado na melhoria de processos que já estão em execução dentro da empresa.
Etapas da gestão de riscos
A gestão de riscos de uma empresa pode ser fragmentada em quatro etapas fundamentais:
1. Identificação dos riscos: a primeira etapa é identificar os riscos e ameaças que sua frota está sujeita.
2. Análise dos riscos: nesta etapa, com os possíveis riscos elencados, o gestor deve ir em busca de informações, ou seja, buscar por possíveis dados que indicarão se sua frota está mais ou menos suscetível a estes riscos e qual a probabilidade de sofrer tais danos.
3. Desenvolvimento de estratégias: aqui, o gestor deve criar estratégias que evitem que os riscos listados venham a ocorrer, bem como planejar soluções caso os problemas venham a transcorrer.
4. Controle: as estratégias devem ser postas em prática para prevenir a sua frota de futuras adversidades.
Vantagens de aplicar a gestão de riscos à sua frota
Aplicar uma gestão de riscos eficaz traz uma série de benefícios para a sua empresa, tais como:
1. Minimizar prejuízos financeiros: com uma gestão de riscos efetiva, é possível que o gestor analise todos os cenários possíveis, podendo tomar a melhor decisão em cada situação e diminuir os desperdícios, o que consequentemente irá diminuir as perdas financeiras, comumente causadas em uma gestão adversa.
2. Aumentar a competitividade: ao aplicar a gestão de riscos, é possível compreender bem o nicho de trabalho em que sua empresa atua, e assim, oferecer o melhor serviço ao seu público alvo, o que por consequência colocará o nome de sua marca em destaque no mercado, aumentando a competitividade diante de seus concorrentes.
3. Ampliar a eficiência: quando o planejamento traz consigo a gestão de riscos, a eficiência de sua empresa e de sua frota tende a aumentar.
4. Melhorar a confiabilidade perante os clientes: uma empresa que gerencia seus riscos, passa uma maior segurança aos seus parceiros e clientes.
5. Reduzir o tempo de resposta em meio a crises: com a gestão de riscos pronta, o gestor sabe com antecedência como deve agir e quais atitudes deve tomar se determinado problema surgir na empresa, reduzindo assim o tempo de resposta, e de modo consequente minimizar os danos que podem ser causados diante de tal contratempo.
6. Prevenir danos às frotas
Esta vantagem está intimamente ligada aos veículos, com uma gestão de riscos eficiente, é possível prevenir danos aos carros de sua frota, independente se esta for uma frota leve ou frota pesada.
7. Maximizar a segurança
A segurança também pode ser considerada um benefício da aplicação da gestão de riscos em uma empresa, mas este item não está ligado apenas à segurança financeira, com uma gestão adequada, é possível garantir uma maior segurança também aos seus colaboradores.
Principais riscos que as frotas estão suscetíveis
Quando pensamos em quais os principais riscos que podem ocorrer às frotas e devem ser analisados durante a gestão, podemos citar os seguintes:
* Roubo da carga, no caso de frotas de transporte;
* Falhas mecânicas dos automóveis;
* Acidentes de trânsito;
* Multas de trânsito;
* Desperdício de combustível;
* Imprevistos com documentação.
Dicas para diminuir os riscos à sua frota
Cada situação requer uma estratégia específica, mas para exemplificar, podemos listar algumas dicas para diminuir os possíveis riscos à sua frota, tais como:
* Criar e seguir um cronograma de manutenção preventiva dos veículos, para evitar falhas mecânicas;
* Capacitar os motoristas para evitar o desgaste do veículo, assim como instruí-los sobre uma direção defensiva, para minimizar os riscos de acidentes;
* Para frotas de transporte de cargas, adquirir um seguro é uma alternativa interessante;
* Apostar em telemetria e um sistema de GPS para acompanhar os veículos e a conduta de seus motoristas em tempo real.
Aposte em sistemas de gestão
Na hora de realizar a análise de riscos da empresa, é necessário ter acesso a informações confiáveis, e é neste momento, que os sistemas de gestão vêm como um auxílio para os gestores.
Com sistemas de gestão, é possível ter acesso a dados fidedignos de diversas etapas, como consumo de combustível, localização em tempo real, cronograma de manutenções, gestão de multas, pedágios, licenciamentos.
O Pró-Frotas traz uma solução completa para gerir a sua frota, através de um sistema 100% digital e sem qualquer custo. Nós podemos lhe ajudar a gerir a sua frota, e consequentemente maximizar sua produtividade. Saiba como, entrando em contato conosco!
Vale ressaltar, que a análise de riscos de uma empresa deve ser feita periodicamente, pois conforme a empresa se desenvolve, os riscos vinculados a mesma podem sofrer transformações.
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com