1. Não cumprir o calendário de manutenção do veículo
Cada veículo possui um calendário de manutenção preventiva, o qual deve ser respeitado para que o veículo mantenha as boas condições, evitando problemas maiores e que venham a causar a necessidade de uma manutenção corretiva.
A manutenção preventiva tem como objetivo manter os veículos em condições ideais para circularem nas vias sem oferecer riscos aos condutores.
2. Exceder o limite de carga
Cada veículo possui um limite de carga a qual pode ser transportada sem causar danos ao veículo e seus sistemas.
Portanto, exceder o limite de carga acarretará danos como o desgaste antecipado das peças e da suspensão, bem como ainda, poderá comprometer a estabilidade durante o trajeto ou diminuir o desempenho do veículo e aumentar o consumo de combustível do mesmo.
3. Escorar a mão sobre o câmbio de marchas
Com a desculpa de facilitar a troca de marchas, muitos motoristas possuem o vício de manter a mão sobre o câmbio de marchas, entretanto este mau hábito pode ocasionar além de uma penalização de trânsito, uma irregularidade no sistema de câmbio, pois escorar a mão sobre o mesmo, poderá causar folgas ao sistema, dificultando a troca de marcha durante a condução.
4. Circular com o veículo em ponto morto
Muitos motoristas acreditam que andar com o veículo na “banguela” irá diminuir o consumo de combustível, porém o que acontece é o contrário.
Ao circular com o veículo em ponto morto o consumo de combustível aumenta, pois o sistema do veículo “entende” que o mesmo está em marcha lenta, fazendo com que mais combustível seja injetado.
Outro problema acarretado por este vício, é o número de acidentes causados pela perda do controle por deixar o veículo em ponto morto em descidas de ladeiras, isto porque neste estado, o veículo sobrecarrega o sistema de freios, fazendo com que não seja possível utilizar o freio motor.
5. Apoiar o pé sobre a embreagem
Outro vício de direção comum aos condutores com a desculpa de acelerar a troca de marcha é o hábito de manter o pé sobre a embreagem.
Infelizmente este costume só tende a diminuir a vida útil do kit de embreagem, pois ao manter o pé sobre o pedal, você corre o risco de tocar no mesmo, e até um simples toque é capaz de causar desgastes intensos às peças do sistema, pois há o acionamento desnecessário deste sistema durante a direção.
6. Dirigir com o veículo na reserva
A bomba de combustível deve sempre estar submersa no combustível, situação contrária de quando o veículo está na reserva, e além de acarretar danos à bomba, ao sistema de alimentação em geral, e possivelmente aos bicos injetores do veículo, andar com o veículo na reserva pode gerar uma multa de infração média ao condutor, caso o veículo venha a parar em uma via por falta de combustível.
7. Trafegar com o braço fora da janela
Um vício muito comum aos condutores é o de trafegar com o braço fora da janela, e isto pode ocasionar um grave dano no caso de um acidente de trânsito, mas além disto, este vício é passível de multa, ocasionando multa e penalização de pontos na CNH.
Evitar tais vícios de direção vai muito além de desviar-se de penalidades de trânsito, adotar uma direção adequada, sem “manias”, fará com que seu veículo mantenha-se em um bom estado por mais tempo, assim como resultará em uma direção segura, diminuindo a incidência de possíveis acidentes durante a sua rota.
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com