Sobre o Programa
O Programa Saúde na Estrada é um projeto itinerante em parceria com as secretarias municipais de saúde do país, onde o objetivo principal é trazer aos motoristas a consciência de que cuidar da saúde é fundamental, mesmo estando na estrada.
Este projeto oferece desde informações sobre este tema, assim como exames clínicos para fazer um check-up básico dos motoristas.
Com a pandemia, passaram a ser oferecidas aos motoristas, informações sobre como enfrentar o COVID-19, e ainda, distribuídos kits de higiene e prevenção contra esta doença.
O Programa Saúde na Estrada percorre o Brasil, recebendo os motoristas nos postos Ipiranga Rodo Rede, mantendo-se por dois dias em cada município da rota.
Conheça o itinerário deste mês de setembro:
- 02 e 03 (quarta e quinta-feira) – Posto Leo Ampessan
- 03 e 04 (quinta e sexta-feira) – Posto Cesca & Cia
Principais doenças que atingem a categoria dos motoristas
Como gestor de uma frota ou motorista, é importante entender quais são as principais doenças que atingem a categoria e como estas podem impactar o rendimento de sua frota.
Entre os anos de 2014 e 2019 foram registrados 250 mil acidentes de trânsito nas rodovias do Brasil, e entre as causas, a saúde debilitada dos motoristas está entre as principais.
Insônia e privação do sono durante as jornadas de trabalho, por conta dos prazos curtos exigidos, são grandes vilões da saúde do motorista.
Outras doenças comuns aos condutores são aquelas relacionadas aos maus hábitos, como o fumo, a má alimentação e o alcoolismo, onde há um aumento em doenças cardiovasculares as quais podem causar infartos ou derrames durante uma viagem.
Depressão também é um quadro comum aos motoristas, isto devido às longas jornadas de trabalho sozinho.
A diabetes é uma outra doença que acomete com frequência a categoria. Esta enfermidade causa grandes danos ao organismo do motorista, desde quadros de hipoglicemia graves, até perda de visão e de percepções psicomotoras.
Estresse crônico é uma condição comum a este trabalho também, mas seu risco principal está em agravar outras doenças, as quais podem vir a causar indesejados acidentes de trânsito.
Cada vez fica mais notória a necessidade, do gestor de frotas, conscientizar seus colaboradores sobre a importância em abordar este assunto dentro de sua frota.
Seu capital humano deve ser cuidado, por isso incentive-os a procurar e participar desse projeto tão interessante!
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com