Portanto, dentro do cenário atual, é importante estar atento às tendências para gestão de frota para o ano de 2021.
Dessa forma, o gestor poderá formular estratégias que atingirão o objetivo de diminuir custos e aumentar a produtividade de sua frota.
Então, vamos de tendências para gestão de frotas em 2021:
1. Inteligência artificial e softwares
A adoção de softwares para controlar diferentes processos dentro de uma frota, tem se tornado cada vez mais comum pelos gestores, isso devido à otimização de processos viabilizado por tal ação.
A tecnologia denominada inteligência artificial, anda lado a lado com os softwares, para garantir as melhores respostas de cada operação.
Este conjunto é capaz de centralizar os dados de uma frota, gerar relatórios mais precisos, delinear as melhores rotas, acompanhar em tempo real a localização e o desempenho de cada veículo e condutor, e demais análises de acordo com as necessidades e interesses de cada gestor.
Portanto, sair do papel e adentrar em um cenário tecnológico é a principal tendência para este ano.
2. Automação
Apostar em automação dentro de processos de logística e transporte, tende trazer inúmeros benefícios para o gestor de frotas, tais como a otimização de tempo, a facilitação de procedimentos, e a diminuição de custos operacionais, por exemplo.
Ou seja, substituir certas tarefas manuais, principalmente as que são repetitivas, dentro da gestão de frotas por ações automatizadas, é a direção para o futuro.
3. Controle do combustível da frota
Os gastos com combustível de uma frota representa uma grande parcela das despesas da mesma, e tendo isto em vista, o gestor deve sempre estar atento a este quesito.
E para fazer o controle de combustível de sua frota, você pode contar com o Pró-frotas, que apresenta uma solução 100% digital e inteiramente gratuita, para que os gestores de frota possam controlar os gastos de combustível de maneira prática e assertiva.
4. Sustentabilidade em foco
A sustentabilidade é uma pauta recorrente dentro das empresas, e a cada ano recebe novos incentivos, afinal, os consumidores estão dando cada vez mais preferência para empreendimentos que adotam práticas sustentáveis em sua rotina de trabalho.
E dentro do setor de frotas, a logística reversa, a lavagem ecológica, as ações sociais voltadas para a natureza, e o uso de veículos sustentáveis, são as principais tendências.
5. Gerenciamento de mobilidade
Uma outra tendência para a gestão de frotas em 2021 é o gerenciamento de mobilidade, que inclusive já é uma pauta em diferentes países da Europa.
Aqui, a ideia é que ao invés do gestor de frotas gerir literalmente uma frota, ele passe a gerir a mobilidade de seus colaboradores.
Ou seja, ao invés de uma empresa possuir uma frota de veículos própria para atender a necessidade de deslocamento de seus funcionários, a empresa irá disponibilizar um fundo de mobilidade, o qual o colaborador irá utilizar para realizar as viagens e deslocamentos necessários em sua rotina.
A ideia principal desta mudança é incentivar os funcionários a buscarem por transportes mais sustentáveis, reduzindo o impacto do empreendimento ao meio.
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com