No transporte de cargas perigosas, a sinalização adequada dos veículos é o determinante e exige, inclusive, o cumprimento de normas técnicas específicas. Pensando nisso, hoje trouxemos mais informações para que você fique por dentro:
Tipos de sinalização
Há dois tipos de sinalizações obrigatórias para os veículos de transporte de cargas: o painel de segurança e o rótulo de risco. Entenda um pouco mais sobre eles a seguir:
- Painel de segurança
O painel de segurança tem como objetivo indicar o grau de periculosidade da carga que está sendo transportada.
O painel possui especificações bem definidas em relação ao seu formato e informações contidas, este deve possuir forma retangular, com altura igual a 30 centímetros e largura igual a 40 centímetros.
A cor do fundo deve ser laranja, para que seja visível a todos e deve apresentar uma borda preta de 1 centímetro ao redor do retângulo.
Em relação às informações, o painel de segurança deve trazer o número de risco do produto transportado, sendo seguido abaixo pelo número da ONU, e o tamanho da fonte deve ser de 10 centímetros.
Número de risco
O rótulo de risco é uma identificação que pode conter de 2 a 3 algarismos e que tem como objetivo informar a categoria e a intensidade do risco da carga a ser transportada.
Deve-se atentar ao caso de o número de risco possuir a letra “X” antes do primeiro algarismo, pois isto significa que não se deve usar água no caso de algum acidente, pois a carga transportada possui reação perigosa com este elemento.
O nível de perigo é indicado da esquerda para a direita, ou seja, o primeiro algarismo colocado no painel de segurança é o mais importante, e caso haja a repetição de algum algarismo, isto significa que há um aumento na intensidade do risco.
Cada algarismo representa um risco, confira:
– 2: Desprendimento do gás devido à pressão ou à reação química;
– 3: Inflamabilidade de líquidos (vapores) e gases ou líquido sujeito a aquecimento;
– 4: Inflamabilidade de sólidos ou sólido sujeito a auto aquecimento;
– 5: Efeito oxidante (intensifica ao ter contato com fogo);
– 6: Toxicidade ou risco de infecção;
– 7: Radioatividade;
– 8: Corrosividade;
– 9: Risco de violenta reação espontânea.
Número da ONU: o número da ONU é uma identificação com 4 algarismos, que têm o objetivo de possibilitar o reconhecimento da mercadoria transportada conforme a tabela internacional de classificação de produtos perigosos, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
-
Rótulo de risco
O rótulo de risco tem como objetivo indicar que o veículo está transportando uma carga constituída de produtos considerados perigosos, os quais podem apresentar riscos.
Este rótulo possui um formato pré-estabelecido de losango, com arestas de 30 centímetros, onde há a presença de um pictograma que representa o tipo de perigo oferecido pela carga, seguido abaixo pela descrição do produto, em seguida o número da sua classe de risco, a qual é selecionada entre as seguintes:
– Classe 1: Produtos explosivos;
– Classe 2: Gases;
– Classe 3: Líquidos inflamáveis;
– Classe 4: Sólidos inflamáveis;
– Classe 5: Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;
– Classe 6: Substâncias tóxicas e substâncias infectantes;
– Classe 7: Materiais radioativos;
– Classe 8: Substâncias corrosivas;
– Classe 9: Substâncias e artigos perigosos diversos.
Este rótulo também possui cores variadas, onde cada uma representa a classe de risco à qual a carga pertence, confira:
– Vermelho: Risco de fogo;
– Azul: Risco de vida;
– Amarelo: Reatividade;
– Branco: Riscos específicos.
Posicionamento da sinalização no veículo
O posicionamento dos itens de sinalização no veículo de transporte de cargas deve se dar da seguinte maneira:
- Na parte traseira do veículo é obrigatório a presença do painel de segurança e do rótulo de risco;
- Na lateral do veículo deve estar também o painel de segurança e o rótulo de risco, onde estes devem ser posicionados centralizados verticalmente, próximo à traseira;
- Na parte dianteira do veículo, deve estar apenas o painel de segurança, o qual deve ser posicionado na parte inferior.
Por que utilizar sinalização no veículo de transporte de cargas?
De acordo com a resolução ANTT 5.848/19, que entrou em vigor no mês de dezembro de 2019, é colocado dentre as demais obrigatoriedades para o transporte de cargas perigosas, que a sinalização dos veículos é obrigação por parte das empresas e motoristas, podendo resultar em multas no caso do descumprimento.
Além de ser uma lei, garantir a sinalização adequada nos veículos de acordo com as cargas transportadas, irá fazer com que acidentes sejam evitados, diminuindo o risco aos condutores e aos demais usuários das rodovias federais e estaduais.
Agora, no caso de ocorrer algum acidente, a sinalização também indicará a melhor maneira de fazer o resgate e a contenção dos danos causados ao ambiente e à vítima.
Utilizar a sinalização adequada nos veículos de transporte de cargas sempre irá garantir uma maior segurança na estrada.
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com