Hoje trouxemos algumas dicas para que o motorista de caminhão saiba como cuidar de sua saúde enquanto passa seus dias nas estradas. Podendo, então, se prevenir de problemas futuros. Confira!
Fique atento a sua postura
Ficar muitas horas em uma mesma posição causa desconfortos pelo corpo, e quando aliado à uma má postura, os danos podem ser ainda mais graves.
Entretanto, a rotina de um motorista de caminhão requer que o profissional permaneça sentado na maior parte do dia, e como isto não pode ser alterado, o motorista pode realizar algumas atitudes para evitar problemas de saúde.
O primeiro passo é ficar atento à postura durante as viagens, o ideal é manter o banco do caminhão em uma posição de 90 graus e manter a coluna o mais reta possível.
Como auxílio, o caminhoneiro pode investir em encostos para o assento, pois assim a sua postura se manterá correta durante as horas de trabalho.
Outra dica é fazer alguns alongamentos e pequenas caminhadas sempre que fizer uma parada, isto evitará lesões futuras.
Hidrate-se constantemente
As longas jornadas nas estradas podem fazer com que o motorista esqueça de se hidratar, e com a falta de ingestão de água, problemas são desencadeados e podem afetar diretamente o desempenho do caminhoneiro.
Os principais sintomas da baixa ingestão de água são: cansaço, câimbras musculares, pressão baixa, dor de cabeça, enxaqueca, sonolência, e em quadros mais graves, febre, irritabilidade e confusão.
Então, o indicado é que o motorista tenha sempre uma garrafa de água na mão, e não deixe para se hidratar apenas nas paradas durante a viagem.
Não dispense o sono
Não dispense noites de sono para cumprir mais rapidamente os seus prazos, a falta de sono pode cobrar muito caro à sua saúde.
Planeje a sua rotina de antemão, separando no mínimo 8 horas para uma noite de sono e garantir um corpo descansado para pegar a estrada no dia seguinte.
Caso você não ache este tempo de sono necessário, lembre-se da Lei do Motorista, na qual está descrito que em um período de 24 horas o motorista deve ter um descanso de 11 horas, e dentre elas, 8 horas devem ser ininterruptas.
Mantenha hábitos saudáveis
Por hábitos saudáveis queremos dizer uma alimentação balanceada e prática regular de exercícios físicos, mas é claro que isto não parece possível na rotina de quem passa seus dias nas estradas.
Mas é aí que você se engana! É possível sim manter uma rotina de atividades físicas mesmo dirigindo durante o dia.
A dica é utilizar as paradas durante o percurso para fazer uma caminhada no pátio, de pelo menos 30 minutos, e/ou utilizar o veículo para realizar alongamentos e alguns exercícios aeróbicos.
Claro que se a rotina do motorista não for tão intensa, manter um horário fixo na academia ou uma rota de caminhadas e corridas em sua cidade, pelo menos 3 vezes na semana, já é o suficiente.
Já em relação à alimentação, buscar planejar e levar consigo lanches saudáveis, como frutas ou sanduíches é uma ótima opção. Assim, ao fazer uma parada você não corre o risco de comprar produtos desfavoráveis à saúde.
Você também pode fazer pequenos lanches de tempos em tempos, assim você não exagera na hora de almoçar ou jantar.
Manter hábitos saudáveis é fundamental para manter a saúde em dia, e com isto poder atuar nas estradas sem problemas.
A alimentação incorreta ou a falta de exercícios físicos podem causar doenças como: hipertensão, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, além é claro da falta de disposição, cansaço, fadiga e sonolência.
Tenha filtro solar sempre à mão
Podemos até pensar que este cuidado é dispensável e fútil, mas por conta da rotina dos caminhoneiros, estes profissionais ficam expostos aos raios UVA e UVB por horas a fio, durante dias seguidos, e esses raios solares podem causar distintos problemas de saúde, incluindo o câncer de pele.
Faça uso diário de filtro solar nas áreas expostas, como rosto, pescoço, colo e braços, aplicando sempre que necessário.
Os óculos de sol também são um aliado para proteger os olhos dos motoristas da incidência de raios solares, aposte em um par para as suas viagens.
Não faça automedicação
Faça visitas ao seu médico regularmente! Somente ele poderá dar um parecer real do seu estado de saúde, e caso necessário, receitar algum medicamento.
A automedicação é perigosa, e dentro da cabine de um caminhão ela se torna ainda mais, já que muitos medicamentos podem causar efeitos adversos aos motoristas, podendo ocasionar acidentes de trânsito gravíssimos.
Por isso, evite se automedicar, e caso venha a necessitar de um auxílio médico durante a sua viagem, busque pelo posto de saúde ou UPA da cidade mais próxima de você.
Cuidados contra o COVID-19
Em tempos de pandemia, os cuidados contra o COVID-19 se tornaram imprescindíveis. Com os profissionais da estrada não seria diferente.
Dentre os principais cuidados que os motoristas de caminhão devem ter em relação ao coronavírus, podemos citar os seguintes:
● Tenha sempre um frasco de álcool 70 no caminhão para higienizar as mãos e a cabine sempre que fizer uma parada;
● Lembre-se de limpar as maçanetas, o câmbio e o volante;
● Nas conveniências ou áreas de espera nos pátios de triagem, procure ficar afastado das demais pessoas, evitando aglomeração em ambientes fechados;
● Não compartilhe itens pessoais, como toalhas, talheres, copos, garrafas ou cuias;
● Nas paradas em que costuma fazer sua higiene, evite tocar em utensílios coletivos, leve sempre seus itens de higiene separadamente;
● Durante a pandemia, evite viajar com sua família, garanta a segurança dela;
● Após o contato com a carga, higienize suas mãos com álcool 70. Não deixe sua saúde de lado, siga as nossas dicas para garantir o seu bem-estar, mesmo durante suas longas jornadas.
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com