Dessa forma é possível aos gestores promover condições compatíveis com as características da categoria, de modo a oferecer as melhores condições para seus motoristas, valorizando-os e instigando-os a progredirem em sua atividade. Já para os motoristas, é importante também ter acesso a essas informações para que ele tenha argumentos ao solicitar melhores condições de trabalho.
Refletindo sobre este assunto, resolvemos trazer dados obtidos pela CNT – Confederação Nacional dos Transportes, através da 7ª Pesquisa CNT: Perfil dos Caminhoneiros, realizada em 2019, para que gestores de frotas e motoristas fiquem a par destas informações:
Faixa etária e gênero
Dentro da categoria de caminhoneiros, quase a totalidade dos profissionais são do sexo masculino, atingindo 99,5% dos motoristas.
Entretanto, apesar de apenas 0,5% serem do sexo feminino, isto mostra que as mulheres também fazem parte deste quadro, e devem ser valorizadas e compreendidas pelos gestores.
Já em relação à faixa etária, a idade média destes profissionais é de 44,8 anos, onde, caminhoneiros com até 29 anos totalizam 8,9%, com idade entre 30 e 39 anos, 26,6%, entre 40 e 49 anos, 29,6%, com idade entre 50 e 59 anos, 21,7%, e motoristas acima dos 60 anos, totalizam 13,2%.
Grau de escolaridade
Dentre os caminhoneiros entrevistados, 20.5% não completaram o Ensino Fundamental, 17,8% completaram o Ensino Fundamental, e 29,9% possuem Ensino Médio completo.
Entre os extremos da categoria, 1.0% dos profissionais não possui instrução, e 2,2% possui Ensino Superior completo.
Modo de prestação de serviços
Nesta pesquisa da CNT realizada em 2019, 1.066 profissionais da categoria foram entrevistados, e dentre estes, 714 atuam de forma autônoma, totalizando 67,0%, e 352 profissionais são empregados de frota, ou seja, 33,0%.
Carga horária
A rotina de trabalho dos caminhoneiros é intensa, os profissionais desta categoria chegam a trabalhar em média 11,5 horas por dia, dentro de 5 a 7 dias por semana.
Com esta carga horária, os caminhoneiros chegam a rodar em média 8.561,3 quilômetros por mês nas rodovias.
Pontos positivos e negativos da profissão
Como pontos positivos da profissão, podemos citar que:
● 37,1% dos profissionais consideram interessante a possibilidade de conhecer novas cidades e países;
● 31,3% acham positivo a possibilidade de conhecer novas pessoas;
● 27,5% apontam o horário de trabalho flexível como vantagem;
Agora, em relação aos pontos negativos:
● 65,1% dos profissionais consideram a profissão de caminhoneiro perigosa;
● 31,4% consideram a rotina desgastante
● 28,9% afirmam que o convívio familiar fica comprometido por conta das
viagens.
Obstáculos e reivindicações da categoria
Dentre os obstáculos enfrentados pela categoria, 64,6% dos caminhoneiros apontam como principais entraves os assaltos e roubos de carga.
Outros obstáculos descritos são o alto custo do combustível e o baixo valor do frete, que acarretam nas maiores reivindicações dos profissionais desta categoria, onde 51,3% pedem pela diminuição do valor do combustível, e 26,2% pelo aumento do valor do frete.
Outras reivindicações pertinentes feitas pelos profissionais é a de mais ações para garantir uma maior segurança nas vias, assim como juros mais baixos para financiamento e compra de veículos.
Paralisação dos caminhoneiros
Outro assunto em pauta na pesquisa da CNT foi a paralisação dos caminhoneiros, realizada em 2018, e através da pesquisa foi possível verificar que 65,3% dos profissionais aderiram à paralisação, mas 56% dos mesmos não ficaram satisfeitos com as conquistas.
Uso de internet
A tecnologia também esteve em pauta, onde foi constatado que 98% dos caminhoneiros utilizam os celulares e smartphones para acessar a internet, o que demonstra que as tecnologias nesta categoria tendem a ser bem aceitas.
Com os dados explanados, é importante que o gestor de frotas analise e adeque suas estratégias para proporcionar as melhores condições de trabalho para seus caminhoneiros, sempre buscando pela valorização do profissional, o que por consequência trará benefícios para a empresa.
Nós do Pró-Frotas oferecemos uma solução 100% digital e totalmente gratuita para a gestão de abastecimento de sua frota. Entre em contato conosco!
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com