Uma das atividades que cabe ao gestor de frota é estar atento ao estado de conservação dos veículos, assim como analisar a situação dos mesmos para entender se a melhor decisão é de fato trocar os veículos da frota.
Pensando em ajudar nessa análise, nós separamos alguns fatores que podem lhe ajudar. Confira!
Quilometragem do veículo
A quilometragem dos veículos é um dos fatores principais que devem ser levados em conta na hora de definir a troca da frota, pois além de diminuir o desempenho do veículo, a alta quilometragem diminui o preço de revenda do mesmo, o que irá impactar diretamente no orçamento para a renovação da frota.
Gastos com manutenção corretiva
Quando os gastos com manutenção corretiva ultrapassam 20% do valor do veículo, e costumam acontecer com maior frequência, com certeza é o momento certo para fazer a renovação de sua frota.
Reposição de peças
Outro fator que deve ser levado em conta na hora de decidir fazer a troca ou não da frota, é a disponibilidade de peças dos veículos.
Alguns modelos costumam ter dificuldade na hora da reposição de peças, seja pelo custo ou pelo tempo de demora na entrega, e estes fatores podem causar um desfalque na frota de modo repentino, minimizando a sua produtividade.
Portanto na hora de selecionar os veículos, lembre-se de levar em conta a disponibilidade de peças para reposição.
Consumo de combustível
O consumo de combustível é outro fator relevante para a gestão de frotas, pois este item representa uma fatia significativa nos custos de uma empresa, e devem ser controlados a fim de maximizar a produtividade da mesma.
Se a sua frota apresentar um consumo de combustível maior que o ideal, é um indicativo para fazer a troca dos veículos.
E para fazer a gestão do consumo de combustível, e ver a variação deste índice em cada veículo, você pode contar com o Pró-Frotas.
Nós trazemos uma solução completa para a gestão de combustível da sua frota, em um sistema 100% digital e sem qualquer custo, nós do Pró-Frotas podemos te ajudar a reduzir até 25% dos seus custos com abastecimento. Saiba como, entrando em contato conosco!
Tecnologia ultrapassada
A indústria automotiva investe cada vez mais em tecnologias para seus veículos, com a intenção de aumentar desempenho e trazer mais segurança aos motoristas.
Portanto, analise se os veículos de sua frota trazem tecnologias defasadas, pois estas tendem a diminuir a performance e aumentar os custos, se este for o caso de sua frota, podemos considerar um fator relevante para renovar a mesma.
Custos com seguro
Os custos com o seguro dos veículos também devem ser levado em consideração na hora de renovar a frota, pois veículos com uma quilometragem maior, tendem a possuir um seguro mais caro.
Financeiro da empresa
É claro que além de todos os fatores citados acima, você também deve levar em conta o estado atual do financeiro da empresa.
Não vale a pena ultrapassar o orçamento disponível para adquirir novos veículos, o ideal é fazer um planejamento, para que a troca da frota seja realizada de maneira tranquila em relação aos custos que irá gerar para a empresa.
Vale ressaltar que este planejamento pode ser a longo prazo, mas coloque todos os fatores na planilha, e como estes irão se apresentar ao longo do tempo.
Levando em consideração estes fatores e dicas que o Pró-Frotas trouxe, ficará mais fácil identificar o momento ideal para fazer a troca dos veículos de sua frota.
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com