Então, que tal 5 dicas simples de como fazer a gestão de velocidade de sua frota? Confira!
1. Compreenda qual a necessidade em realizar gestão da velocidade
Ao fazer a gestão da velocidade da sua frota, você automaticamente reduz custos com manutenção e sinistros, bem como garante a segurança e integridade tanto de seus colaboradores, quanto de terceiros que trafegam nas vias públicas.
2. Entenda quais as causas do aumento de velocidade por parte do condutor
Para saber como fazer uma gestão efetiva, é necessário compreender quais as motivações que levam à uma condução em alta velocidade, dentre as causas mais comuns, podemos citar as seguintes:
● O prazo curto para realizar entregas – pois a pressão sofrida por alguns motoristas para que as mercadorias sejam entregues em um prazo pré-determinado, muitas vezes, acaba fazendo com estes achem que ultrapassar os limites de velocidade seja necessário.
● Outra causa corriqueira está relacionada diretamente à conduta de alguns motoristas, que consideram que o maior problema que possa acontecer no percurso seja apenas receber uma multa de trânsito, e não sofrer um acidente durante a viagem. Assim, muitos acabam negligenciando o cuidado na estrada.
● Falando ainda sobre o comportamento dos motoristas, outra motivação comum é a superestimação das habilidade próprias de direção, onde alguns motoristas acreditam que, por conta da “experiência” na estrada, estão
imunes à acidentes de trânsito.
3. Invista em treinamentos para seus condutores
Muitos não sabem, mas a falha humana é a principal causa de acidentes de trânsito, por isso, atuar diretamente no comportamento de seus motoristas é imprescindível. Aposte em treinamentos, palestras ou cursos abordando temas fundamentais para o motorista, como direção defensiva, por exemplo. Uma boa capacitação é crucial para efetuar uma boa gestão da velocidade de sua frota.
4. Informe aos seus motoristas as leis de diretrizes que regem as estradas
É de responsabilidade do gestor da frota repassar aos seus motoristas, as leis e diretrizes tanto do código de trânsito brasileiro, quanto outras orientações imprescindíveis para uma condução segura.
Uma informação que poucos conhecem, mas é super importante, é que a Organização Mundial da Saúde, a OMS, traz um conceito diferente do que muitos entendem como excesso de velocidade: “o conceito de excesso de velocidade inclui, além de conduzir acima do limite regulamentado na via, dirigir muito rápido para as condições ou circunstâncias da via, não considerando fatores como a condição climática, iluminação e tráfego”.
Portanto, vai muito além do que estar acima do limite de velocidade apresentado em placas de trânsito.
5. Aposte em tecnologias como aliadas na hora da gestão
Além de treinamento para seus colaboradores, você deve utilizar tecnologias de gestão como suas aliadas na hora de gerir a velocidade de sua frota.
Uma ferramenta relevante é a telemetria veicular, pois com ela é possível acompanhar o desempenho de cada veículo, tendo acesso a dados importantes como velocidade média, aceleração, curvas bruscas e freadas grosseiras, por exemplo.
Com estes dados, o gestor é capaz de fazer uma análise do comportamento de cada condutor e conduzir de maneira direcionada a sua gestão, levando em conta as falhas e os acertos obtidos por cada motorista.
Além disso, vale lembrar que o Pró-Frotas traz uma solução completa para fazer a gestão de combustível de sua frota, através de um sistema 100% digital e sem qualquer custo, capaz de maximizar sua produtividade. Saiba como, entrando em contato conosco!
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com