Mas afinal, o que é o câncer de próstata?
A próstata é uma pequena glândula que fica localizada na parte baixa do abdômen, entre a bexiga e à frente da parte final do reto. O câncer surge quando há uma multiplicação desordenada das células da próstata, causando um endurecimento desta glândula.
Quais os sintomas da doença?
Este câncer permanece silencioso nas primeiras fases, fazendo com que não haja sintomas, o que por consequência, faz com que esta doença seja descoberta já em estado avançado, o que dificulta o tratamento.
Os primeiros sintomas desse câncer são a dificuldade de urinar, aumento no número de idas ao banheiro para micção, ou ainda a presença de sangue na urina.
Mas há outros sintomas que podem aparecer, como dor na lombar, joelhos e bacia, dor ao urinar, dor nos testículos, urinar em gotas ou com jato excessivo, por exemplo.
Ao primeiro sinal de alteração em seu organismo, procure um médico, pois este profissional fará um exame físico, o qual indicará o tamanho da próstata, e se este estiver alterado, há uma grande chance de um possível câncer de próstata ter se instalado.
Após identificado, alguns exames serão requeridos para identificar o estágio do câncer e indicar o melhor tratamento, como um exame de sangue para analisar a dosagem de PSA (antígeno prostático específico), uma biópsia, cintilografia e ultrassom transretal.
Quais causas e os fatores de risco do câncer de próstata?
Dentre os fatores de risco do câncer de próstata podemos citar o excesso de gordura corporal, sobrepeso e obesidade, consumo excessivo de carne vermelha, hábitos como tabagismo e consumo excessivo de álcool, assim como sedentarismo.
Hereditariedade também pode ser considerada um fator de risco caso haja 3 ou mais familiares de primeiro grau que tenham desenvolvido a doença, ou quando 2 parentes de primeiro grau forem afetados antes dos 55 anos de idade, ou quando há histórico da doença em três gerações seguidas.
E por fim, a idade também se torna um fator de risco, acima dos 50 anos a chance de desenvolver a doença aumenta exponencialmente.
Como prevenir-se?
Não há medicação para evitar o câncer de próstata, o que pode ser feito para prevenir-se é manter uma rotina de hábitos saudáveis, com uma alimentação adequada e práticas regulares de exercícios físicos.
E o mais importante, é fazer exames preventivos regularmente, pois com eles é possível constatar uma mínima alteração na próstata, fazendo com que seja possível identificar o câncer nas fases iniciais, fazendo com que a chance de cura seja de mais de 90%.
Qual a idade ideal para iniciar os exames preventivos?
Como a partir dos 50 anos a possibilidade de desenvolver o câncer de próstata aumenta, esta é a idade indicada para iniciar as consultas regulares ao médico e realizar os exames preventivos desta doença.
Mas se no caso o paciente se encaixar no grupo de risco, a idade sugerida para iniciar os exames regulares é a partir de 40 a 45 anos.
Entretanto vale lembrar que isto não é uma regra, procure seu médico sempre que sentir necessidade, e como o melhor diagnóstico desta doença se dá nos exames feitos regularmente, quanto antes iniciar as consultas melhor para a sua prevenção e qualidade de vida.
Como buscar ajuda?
Procurar o sistema de saúde, seja ele público ou particular, é o primeiro passo para buscar ajuda em relação à esta doença.
Procure fazer consultas regulares, e ao primeiro sinal de alteração ou surgimento de sintomas, agende uma consulta com seu médico.
A conscientização é a maior arma contra o câncer de próstata, por isto faça a sua parte, converse com seus companheiros, amigos, familiares, colegas de trabalho, e repasse a informação de quão importante é fazer os exames preventivos, para que esse quadro alarmante da doença seja revertido.
Participe você também das ações oferecidas pela campanha Novembro Azul em sua cidade!
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com