Como surgiu o Novembro Azul?
O movimento Novembro Azul teve início no ano de 2003 na Austrália, quando uma dupla de amigos, inspirados pela mãe de um colega que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, resolveram criar um movimento voltado para a saúde do homem.
Este movimento levou o nome de Movember, onde utilizaram o “moustache”, ou seja, o bigode, como símbolo para a campanha, e o mês de novembro foi escolhido, pois no dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de combate ao Câncer de próstata.
Depois disso, cada vez mais eventos e campanhas foram surgindo ao longo dos anos pelo mundo. No Brasil, a Movember foi trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.
Aqui, o movimento tem ênfase no combate ao câncer de próstata, e à quebra do preconceito relacionado ao exame do toque.
Qual a relevância do combate ao câncer de próstata no Brasil?
O câncer de próstata é o segundo câncer que mais mata homens no Brasil. O número de mortes ultrapassa os 15.000 ao ano; a cada 38 minutos 1 homem morre por conta deste câncer, o que totaliza 28,6% da causa de morte da população masculina.
O principal ponto desta doença, é que nas fases iniciais ela não apresenta sintomatologia, e quando os sintomas aparecem, o câncer já está em uma fase muito avançada.
Por isso, a campanha foca tanto nas consultas regulares e exames preventivos, pois é apenas através deles que é possível identificar o câncer logo no início, e tomar as devidas providências o mais breve possível.
Como prevenir-se contra o câncer de próstata?
Não há um modo de prevenção para o câncer de próstata, mas o que pode ser feito é o diagnóstico precoce da doença, pois quando realizado nas primeiras fases do ciclo, o câncer de próstata tem cerca de 90% de chance de cura.
Ou seja, a melhor maneira de se “prevenir”, é fazendo exames regulares, os quais inclui o toque retal e o exame de sangue para identificar os níveis de PSA (antígeno prostático específico). Vale ressaltar, que ambos os exames são necessários para o diagnóstico do câncer de próstata.
Outra maneira de diminuir as chances de ter câncer de próstata, é manter uma vida com hábitos saudáveis, tendo uma boa alimentação e fazendo exercícios físicos regulares, pois o excesso de gordura corporal e a exposição a elementos presentes na indústria química e de alimentos, estão associados ao câncer de próstata.
Como os homens podem participar desta campanha?
O papel dos homens neste movimento é o de, principalmente, fazer a sua parte, realizando os exames preventivos e as consultas regulares, ou seja, cuidando pró- ativamente de sua saúde. Também podem auxiliar na divulgação do tema, reforçando a importância dos exames preventivos aos seus familiares e amigos sem preconceitos e não tratando o tema como um tabu.
E as mulheres também podem ajudar?
Assim como há muitos homens engajados na campanha Outubro Rosa, as mulheres podem sim ajudar no incentivo do combate ao câncer de próstata.
Uma forma é conversar sobre o assunto e expor sua importância com seu companheiro, familiares, amigos ou até mesmo colegas de trabalho.
Outra forma é usar os símbolos desta campanha, como a cor azul e o famoso “moustache”, para ajudar a difundir ainda mais este tema.
Além do mais, na maioria das cidades do país há uma ação voltada para o Novembro Azul, e as mulheres podem participar dos eventos de conscientização para a causa em sua cidade.
Podemos observar que a conscientização sobre o câncer de próstata é imprescindível na comunidade, pois a informação é capaz de mudar a postura das pessoas, o que por consequência, tende a reverter o quadro alarmante dessa doença.
Portanto, lembre-se de incentivar seus amigos e familiares a participarem do Novembro Azul, e cuidarem de sua saúde.
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com