Esta pequena categoria é composta por mulheres corajosas e apaixonadas pela estrada.
Hoje trouxemos mais informações sobre elas, para que você possa compreender um pouco mais sobre o dia-a-dia das mesmas.
Cenário atual nas estradas
A representatividade feminina neste cenário vêm aumentando, entretanto ainda é minoria, sendo apenas 6,5% da parcela total de quase 3 milhões de profissionais.
Além da paixão pela estrada, muitas mulheres optam por esta profissão por conta do incentivo de alguns familiares ou até mesmo dos companheiros, que muitas vezes trabalham no mesmo ramo.
Mas além disso, grandes empresas estão optando por contratar mulheres para o cargo de motorista, por conta da maior prudência na direção, assim como maior cuidado com os veículos.
Sendo assim, provavelmente a cada ano que passar, encontraremos ainda mais mulheres na direção de caminhões transportando itens necessários tanto para a economia do país, quanto para a sobrevivência da população.
Principais desafios enfrentados na profissão
Infelizmente, mulheres que optam por trabalhar como caminhoneiras batem de frente com muitos desafios no seu dia-a-dia.
A falta de apoio por parte da família e colegas de profissão, é um dos principais desafios a serem enfrentados. Apesar de que muitas afirmam que colegas mais experientes, costumam dar dicas e serem prestativos.
Outro grande desafio, é a falta de estrutura para receber mulheres caminhoneiras. A grande maioria das paradas, costumeiramente, não possuem sanitários e chuveiros femininos, tão pouco hospedagem separada para elas.
O assédio, infelizmente, também é algo que as mulheres enfrentam na estrada, principalmente por estarem rodeadas em sua maioria pelo sexo oposto. E dentre os desafios diários não podemos deixar de citar o preconceito pré-
estabelecido de que, “boleia de caminhão” é coisa de homem, e de que mulher não sabe dirigir, não é mesmo?
Estereótipo X realidade da mulher caminhoneira
Há um estereótipo bem definido, de que mulheres caminhoneiras deixam de lado sua feminilidade por conta da profissão, porém este conceito é falho.
Não é porque vestidos, saias, roupas mais justas e saltos não são utilizados no dia-a-dia, que caminhoneiras não são femininas. Até porque este tipo de vestimenta não é nada confortável para ser utilizada na hora de dirigir, não é mesmo?
É claro que como em toda profissão e gênero, há uma diversidade de perfis, que varia de pessoa para pessoa. A maioria costuma manter uma rotina de beleza dentro do que é possível em seu dia-a-dia, assim como mantém o estilo, mesmo que com aquele jeans básico, uma camiseta, um batonzinho e um tênis no pé.
Profissão X família
Uma pergunta frequente para as mulheres que optam por esta profissão, é se é possível manter uma família enquanto viajam pelo país, e a resposta é sim!
É claro que deve haver um jogo de cintura para conciliar casa, filhos ou marido, mas habilidade é o que não falta para as mulheres nesta profissão.
Há quem costuma levar a família junto para viajar sempre que possível, evitando assim os longos períodos à distância. Já outras mulheres, ainda possuem parceiros que dividem a mesma profissão, facilitando o contato e a relação.
Agora, quem possui uma casa fixa, muitas vezes conta com a ajuda da mãe, da irmã, da tia, de vizinhos ou de uma secretária do lar para auxiliar nos afazeres domésticos.
E para caminhoneiras que não gostam de ficar muito tempo longe da família, há rotas planejadas apenas para grandes cidades, ou no máximo cidades vizinhas.
Mas em suma, o que a grande maioria das caminhoneiras colocam, é que possuindo companheirismo e fidelidade é possível manter sim uma família unida e um relacionamento saudável, mesmo passando longos período fora de casa.
Tipos de caminhões
Outra dúvida recorrente é relacionada ao tipo de caminhão que as mulheres podem dirigir, e a resposta é simples: qualquer um!
Vale ressaltar que possuindo a carteira de habilitação com a categoria D, e os demais cursos referentes a cada categoria de caminhão, as mulheres podem dirigir qualquer modelo, incluindo carretas e até mesmo caminhões tanque, por exemplo.
Outubro Rosa!
E já que estamos entrando no mês de Outubro, não podemos deixar de lembrar a todas as mulheres, principalmente àquelas que mantém sua rotina na estrada, de que cuidar de sua saúde é imprescindível.
O Outubro Rosa tem como propósito conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama, afinal, este tipo de câncer é o segundo que mais atinge mulheres no Brasil e no mundo.
Este projeto mostra a importância da prevenção e do diagnóstico da doença o mais breve possível, incentivando o autoexame e a mamografia periódica após os 50 anos de idade.
Quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, mais fácil será a reversão do mesmo, portanto fique atenta!
O pró-frotas apoia a mulher caminhoneira, e compreende as lutas e desafios diários desta categoria. Portanto, incentivamos o apoio a estas corajosas mulheres. Apoie uma mulher caminhoneira você também!
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com