Atualmente os sistemas de rastreamento e telemetria veicular ganharam cada vez mais espaço no mercado de gestão de frotas. Essas ferramentas são indispensáveis para quem deseja monitorar, proteger e prevenir veículos e motoristas em casos de furtos, além de garantir o controle eficaz da operação.
As informações obtidas ajudam o gestor a gerenciar aspectos individuais da frota, mas, para isso, é necessário entender as funcionalidades do rastreador e da telemetria para, a partir daí, decidir qual deles é mais adequado ao seu perfil.
Os rastreadores têm a função de monitorar, em tempo real, a localização do veículo, garantindo sua segurança e a do condutor. Ele permite que o gestor seja informado sobre onde e quantas paradas foram realizadas na rota, o tempo de duração, além de, buscar rapidamente a posição do automóvel em casos de assalto e outros imprevistos.
Com o recurso implantado, a latitude e longitude são identificadas, realizando a comunicação entre o automóvel e a central de rastreamento, que pode ocorrer tanto por GPS (Sistema de Posicionamento Global), que é o tipo mais utilizado, ou radiofrequência, indicado para rotas que não possuem cobertura GPRS e funcionam nas chamadas “áreas de sombra”, pouco vulneráveis a interferências.
O principal benefício das soluções de rastreamento é identificar a posição do veículo em tempo real, a melhoria na segurança da operação, além do baixo custo de implementação. Essa ferramenta é ideal para frotas que necessitam controlar suas cargas e condutores, mas que possuem orçamento restrito.
Já a telemetria é mais completa quando comparado ao rastreamento. Ela utiliza o mesmo sistema de GPS e radiofrequência, porém, permite um acompanhamento mais detalho sobre a operação. Além do monitoramento em tempo real, possibilita a verificação de vários parâmetros específicos sobre o veículo.
Nela, as informações são coletadas e transmitidas aos softwares especializados, que realizam o cruzamento de dados para gerar relatórios detalhados que auxiliam na gestão e controle da frota. Além disso, é possível acompanhar o desempenho dos motoristas, o seu comportamento ao conduzir o veículo, além de prevenir situações de acidente, como falhas mecânicas e mapear oportunidades de melhoria.
Gostou desse artigo? Então se inscreva nos nossos perfis e fique ligado nas principais informações sobre gestão de frotas.