Por isso, hoje trouxemos algumas dicas e informações para motoristas e caminhoneiros que possuem uma rotina na estrada, para que estejam atentos e prevenidos aos imprevistos que podem acontecer na estrada. Confira!
Planeje suas rotas
Fazer o planejamento de suas rotas é fundamental para estabelecer um cronograma seguro nas estradas.
Ao fazer a roteirização, você define percursos mais seguros em relação a possíveis furtos e assaltos, assim como consegue definir trajetos mais curtos e econômicos, ou rotas com postos de combustível parceiros da empresa, com paradas adequadas para pernoite no caso de caminhoneiros, entre outros fatores.
Portanto, tire um tempo para planejar as suas rotas!
Cumpra o calendário de manutenções
Manter um calendário de manutenções preventivas é indispensável para garantir o bom funcionamento dos veículos.
As manutenções preventivas acontecem de tempos em tempos, normalmente são definidas pela própria fabricante dos veículos, e são responsáveis por identificar possíveis problemas antes que estes se intensifiquem.
Por isso, são fundamentais para evitar acidentes maiores por conta de danos mecânicos ou estruturais.
Tome cuidado com as cargas transportadas
Cada tipo de carga requer cuidados especiais ao serem transportadas.
Para transportar cargas perigosas, por exemplo, é preciso a certificação MOPP, para casos de cargas como açúcar requer uma lona de algodão, já uma carga de pedras é mais indicado uma lona de PVC.
Ou seja, cada tipo de carga deve ser armazenada de maneira segura para evitar acidentes, bem como para dificultar e impossibilitar furtos.
Fique atento à sua saúde
A rotina na estrada muitas vezes se torna exaustiva, e os hábitos saudáveis nem sempre são uma prioridade, portanto é imprescindível que o motorista fique atento aos sinais que seu corpo dá, e mantenha uma rotina de exames periódicos para acompanhar sua saúde.
Além de uma visita regular ao médico, é bom manter algumas práticas como, seguir uma alimentação saudável, fazer exercícios regularmente, ter um sono regular, e fazer paradas para descanso sempre que necessário.
Vale lembrar que hipertensão, sobrepeso, estresse e depressão são doenças comuns à classe dos caminhoneiros.
Mantenha-se atualizado
Como em qualquer outra profissão, manter-se atualizado é necessário para se destacar dentre os demais profissionais, assim como para evitar possíveis infrações relacionadas à falta de informações.
Portanto, estar atualizado, e por dentro da legislação vigente e técnicas atuais, é fundamental para evitar diversos imprevistos na estrada.
Tenha kits para emergências
Manter kits para emergências dentro dos veículos é imprescindível para quem possui uma rotina nas estradas.
O ideal é ter um kit de primeiros socorros, com itens para curativos, itens para limpeza de ferimentos, instrumentos como tesoura, termômetro, pinça, luvas, assim como medicamentos para dor, febre, náuseas, e medicamentos de uso comum e contínuo do motorista.
Além disto, é interessante manter um kit para emergências relacionadas ao veículo e às cargas transportadas, por exemplo, uma carga inflamável requer equipamentos específicos no caso de acidentes, os quais são diferentes dos necessários para uma carga corrosiva.
Aposte em tecnologias
As tecnologias são grandes aliadas do setor da logística, e fazê-las de colaboradoras para evitar possíveis imprevistos é uma ótima oportunidade.
Dentro do transporte de cargas e gerenciamento de frotas, é possível contar com softwares de gestão, de roteirização de rotas, de controle de combustível, de telemetria e de rastreio, e muitas outras tecnologias que auxiliam tanto na gestão quanto na segurança da frota e de seus colaboradores.
E, na hora de fazer a gestão da sua frota, você pode contar com o Pró-Frotas, a primeira solução 100% digital e totalmente gratuita para fazer a gestão de abastecimento dos veículos de sua empresa.
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com