E para auxiliar na missão de evitar penalidades dentro de sua frota, aí vão algumas dicas simples para uma gestão de frotas longe das multas.
Infrações de trânsito comuns à uma frota empresarial
Dentro de uma frota empresarial, há algumas infrações de trânsito que costumam aparecer com mais frequência, e para elucidar, listamos as principais aqui:
- Excesso de velocidade;
- Uso do celular na direção;
- Estacionar em local inadequado ou de maneira errada;
- Multa NIC (Não indicação do Condutor);
- Excesso de peso da carga;
- Mau estado de conservação do veículo;
Dicas para sua frota ficar longe das multas
Separamos algumas atitudes simples que o gestor pode tomar para evitar que a frota sofra com as inconvenientes multas de trânsito, veja:
-
Estabelecer uma política de frotas
Determinar uma política de frotas eficiente é o primeiro ponto, dentro dela, o gestor deve deixar claro para todos os seu colaboradores quais são as implicações do condutor e, quais são as responsabilidades da empresa, diante de uma multa de trânsito.
Comumente os condutores são responsabilizados pela infração de trânsito dentro de uma frota, tendo que arcar com os custos e assumir os pontos na CNH quando esta transgressão for de autoria do motorista, mas para esta cobrança, tudo tem que estar descrito em sua política de frotas.
Caso a multa for por conta de uma irregularidade da empresa, esta tem que responsabilizar-se pelos custos e pontos na CNH.
Dentro da Política de Frotas da empresa também é indicado estabelecer regras para o uso do veículo, estabelecendo horários para uso, bem como velocidade máxima permitidas, o que consequentemente diminuirá o risco de penalidades e acidentes.
-
Fazer gestão de multas da empresa
Em uma frota empresarial não terceirizada, normalmente os veículos possuem o registro em nome da empresa, e quando um destes recebe uma multa, a empresa tem de indicar o nome do condutor, para que os pontos sejam devidamente inseridos na CNH do motorista.
Caso a empresa não indique o condutor, isto irá gerar uma penalidade para a empresa, chamada de multa NIC (não indicação do condutor). E caso dentro de 12 meses a empresa receba uma nova multa NIC, o valor desta infração irá vir multiplicado por dois, e assim sucessivamente durante o período de um ano.
Por isso, é ideal que a empresa faça a gestão de multas da frota, para não acumular multas NIC’s, pois isto irá gerar um ônus alto para a companhia.
Outra vantagem de manter uma gestão de multas, é ter conhecimento no número de pontos disponíveis na CNH de cada condutor colaborador, uma vez que se o motorista tiver poucos pontos na carteira, é possível fazer o rodízio com um outro funcionário até que os pontos sejam restabelecidos, para não receber uma outra infração ou até a apreensão do veículo.
-
Disponibilizar treinamento e capacitação aos seus motoristas
Fazer a capacitação de seus motoristas é imprescindível. Traga treinamentos específicos sobre condução, pois assim é possível diminuir tanto a incidência de multas, quanto de acidentes de trânsito.
Instrua seus colaboradores a respeitarem o código de trânsito, bem como a adotar uma direção defensiva e consciente.
-
Oferecer recompensas a motoristas por boa condução
Uma dica para estimular a direção responsável de seus motoristas, é sempre reconhecer àqueles funcionários que assumem uma postura consciente no trânsito, assim, incentivando os demais colaboradores.
Você também pode definir parâmetros para recompensar seus motoristas, como os melhores condutores do mês, ou os motoristas com menos infrações de trânsito, ou algum outro critério que lhe seja de seu interesse.
-
Fazer o gerenciamento de cargas
O Código de Trânsito Brasileiro possui uma legislação rigorosa em relação ao transporte de cargas, e o gestor é o responsável por manter os volumes transportados dentro dos limites permitidos.
Segundo o artigo 231 do CTB, o excesso de peso da carga resulta em uma infração média, com valor que pode ser alterado de acordo com o peso excedente.
E seguindo o artigo 231 do CTB, cargas que excedem as dimensões descritas na legislação, resultam em uma infração grave, gerando custos, pontos na CNH, assim como a apreensão do veículo como uma medida administrativa.
Vale também lembrar que, é necessário transitar com a nota fiscal das mercadorias transportadas, por isto, conferir este documento antes da partida, é mais uma ação de responsabilidade do gestor de frotas.
Fazer um gerenciamento de cargas eficiente, certamente irá poupar a empresa de gastos com multas de trânsito relacionadas a este setor.
-
Manter um calendário de manutenção
Outra responsabilidade que se enquadra nas funções do gestor de frotas, é a de garantir que os veículos das frotas estão em condições adequadas para uso, pois como visto anteriormente, veículos em mau estado de conservação também vão contra a legislação de trânsito, resultando em multas.
E para evitar gastos com penalidades neste setor, manter o calendário de manutenção preventiva para a sua frota em dia, é imprescindível, pois além de seguir as normas do CTB, você garante uma maior segurança aos seus funcionários.
-
Apostar em um software para apoio da gestão
Para facilitar a gestão, o gestor pode buscar apoio em softwares de gestão, pois com eles é possível receber dados e informações na íntegra de sua frota.
O gestor deve analisar as rotas, o consumo de combustível, manter um controle de velocidade, incorporar o rastreamento veicular, anexar câmeras internas, e assim por diante, pois com estes suportes, é possível analisar a conduta de cada motorista, e assim fazer o controle adequado em cada situação.
E para facilitar ainda mais a sua gestão, nós trazemos uma solução completa para fazer a gestão de abastecimento da sua frota, em um sistema 100% digital e sem qualquer custo, nós do Pró-Frotas podemos te ajudar a gerenciar a sua frota e maximizar a sua produtividade. Saiba como, entrando em contato conosco!
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com