Com isto em mente, separamos mais informações sobre o assunto, para que você possa compreender como o estresse se desencadeia, e como é possível diminuir a incidência do mesmo. Confira!
O que é o estresse?
O estresse é uma resposta natural de nosso organismo quando exposto a fatores que nos causam incômodo, como medo, preocupação, irritação ou frustração.
Quando exposto a fatores desagradáveis, nosso organismo aumenta a produção de hormônios como a adrenalina e o cortisol.
Uma reação comum entretanto, quando somos submetidos a quadros de estresse constantemente, o hormônio cortisol se torna prejudicial ao nosso corpo.
O excesso de produção de cortisol aumenta os níveis de açúcar, eleva a pressão sanguínea, o que desencadeia quadros de saúde indesejáveis, como a depressão, a ansiedade, doenças cardiovasculares, ganho de peso, enxaqueca, insônia, fadiga crônica, dificuldade de concentração e diminuição da memória, entre outros problemas.
Fatores que desencadeiam o estresse no trânsito
São inúmeros os fatores que podem desencadear quadros de estresse nos motoristas, dentre eles podemos listar os mais corriqueiros:
● Pressão sobre o prazo estabelecido para a entrega;
● Veículos desconfortáveis;
● Veículos sem sistema de climatização;
● Veículos em más condições;
● Cansaço;
● Sono;
● Fome e sede;
● Poluição;
● Poluição sonora dentro de grandes centros;
● Engarrafamentos;
● Más condições da via;
● Medo de ser assaltado;
Indicadores de estresse de seus motoristas
Nem sempre há a possibilidade de acompanhar cada colaborador em sua rota ou conhecer exatamente a sua rotina. Por isso, é importante analisar atitudes de seus motoristas, identificando indicadores de que estes estão passando por quadros de estresse durante sua jornada de trabalho, para que seja possível traçar planos de trabalho que auxiliem na melhora da saúde mental de seu funcionário.
Dentre os principais indicadores de estresse estão:
● Quando o motorista cai no sono durante a viagem;
● Excesso de multas;
● Alto número de acidentes de trânsito;
● Problemas de saúde recorrentes;
● Brigas e discussões no trânsito;
● Irritabilidade excessiva.
Dicas para minimizar o estresse de seus colaboradores
Haja vista que o stress pode desencadear doenças graves em nosso organismo, é imprescindível buscar por hábitos que auxiliem na diminuição do mesmo, para que seus colaboradores possam desempenhar de maneira adequada as suas funções, sem prejudicar a sua saúde física e mental.
Realize a roteirização
Uma dica simples para diminuir o estresse durante o tempo na estrada, é realizar a roteirização, onde cabe ao gestor de frotas traçar as melhores rotas para os seus colaboradores. Ou seja, buscando por rotas com vias em boas condições, desviando de percursos com alta incidência de engarrafamento, procurando por rotas seguras, e que possuam infraestruturas de apoio no decorrer do trajeto, como postos e paradas para descanso.
Incentive o descanso
Por mais que exista a lei do descanso para os motoristas, muitos não tiram tempo para fazer paradas programadas, as vezes por conta de prazos curtos, ou apenas por desejar chegar logo ao destino final.
Portanto, cabe ao gestor mostrar a importância das paradas para descanso, e incentivar esta prática entre seus colaboradores.
Estabeleça prazos adequados
A maior reclamação por parte dos motoristas é o prazo curto para desempenhar suas funções, seja para frete ou para estar em locais determinados pela empresa.
Isso gera, além de estresse, riscos maiores de acidentes de trânsito, pois alguns motoristas acabam ultrapassando seus limites e conduzindo de maneira perigosa para atender aos prazos.
Portanto cabe ao gestor e a empresa delinear prazos adequados para que sejam realizadas as atividades.
Incentive um rotina de exercícios
Criar uma rotina de exercícios que diminuam os níveis de estresse, e repassar aos seus colaboradores, para que os mesmos possam desempenhar durante a sua rota, é uma alternativa simples que trará inúmeros benefícios aos seus motoristas. Incentive-os a colocar em prática.
Ofereça snacks aos motoristas
Outra fonte de estresse é a fome e a sede, muitas pessoas tendem a mudar seu humor quando privados de comida e/ou água, por isto oferecer snacks e garrafas de água aos seus colaboradores é fundamental, principalmente para rotas onde não há paradas por longas distâncias.
Incentive os colaboradores a ouvirem músicas
Esta dica pode parecer banal, entretanto é comprovado que estímulos auditivos são capazes de diminuir o nível de estresse, portanto disponibilize veículos com sistema de som incluso e incentive seus motoristas a ouvirem músicas que gostam durante as suas viagens.
Uma outra ideia é criar uma playlist e compartilhar entre todos os seus colaboradores. O stress no trânsito está presente em diversas situações, mas cabe ao gestor da frota auxiliar os seus colaboradores para que este estresse não se torne constante.
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com