Para que você possa entender um pouco mais sobre esta modalidade, e ver a viabilidade dela para sua empresa, trouxemos algumas informações relevantes sobre o assunto, confira!
O que é a entrega expressa?
A entrega expressa é definida como uma proposta de entrega mais veloz que a comum, normalmente fazendo a entrega das mercadorias dentro das primeiras 24 horas ou 48 horas, após a confirmação da compra.
Esta opção de entrega pode ser escolhida pelo consumidor na hora de efetuar a compra, e apesar de possuir um custo mais elevado que o frete tradicional, é a escolha preferida de quem está em busca de agilidade.
Principais modalidades de entrega expressa
Dentro do termo “entrega expressa” há diferentes modalidades, cada uma com suas características particulares, e dentre elas, podemos indicar como as três principais as seguintes:
Same day delivery
Esta modalidade têm como principal característica a entrega dos produtos no mesmo dia da compra, isto quando estas são realizadas até um horário pré-estabelecido.
Next day delivery
Já esta modalidade garante a entrega da mercadoria no dia seguinte à confirmação do pagamento da compra.
Lockers
Esta é uma modalidade de entrega expressa diferenciada. Aqui, as mercadorias são
dispostas em armários em pontos estratégicos da cidade, onde o cliente pode buscar
mais rapidamente.
Vantagens em oferecer entrega expressa
Há diversas vantagens em oferecer entrega expressa na hora de fazer a distribuição de
mercadorias aos seus clientes, tais como:
● Melhora a relação da empresa com o cliente, pois essa facilidade deixa os
consumidores mais satisfeitos, aumentando então a fidelização dos mesmos;
● Torna-se um diferencial competitivo dentro do seu nicho de mercado;
● Há um menor o risco de extravios de mercadorias, pois estas passam menos
tempo no estoque, assim como possuem uma menor movimentação interna;
● Reduz custos operacionais da empresa, o que consequentemente traz uma
maior lucratividade à mesma.
Desvantagens da modalidade
Esta modalidade dependerá da distância do local de armazenamento das mercadorias em relação ao endereço do consumidor. Portanto, nem sempre será possível garantir os prazo nessa modalidade.
Outro ponto que deve ser levado em conta é a disponibilidade do produto em estoque, e se no caso não houver o item desejado, não há a possibilidade de fazer a entrega em curto prazo.
A variedade de produtos que podem ser enquadrados nesta categoria de frete é limitada, normalmente também compreendendo itens com tamanho reduzido.
O que é necessário para implementar a entrega expressa em sua empresa?
Há alguns quesitos que devem ser levados em consideração na hora de implementar a modalidade de entrega expressa em sua empresa, confira:
1. Elaborar um plano de negócios
Em primeiro lugar você deve elaborar um plano de negócios, colocando em pauta todos os pontos necessários para que sua empresa possa adotar esta modalidade de distribuição, e então analisar se este plano é viável e vantajoso para a sua empresa.
2. Escolha dos veículos
Outro ponto que deve ser analisado com cautela para garantir a entrega expressa, é a escolha dos veículos de sua frota. Neste caso, analise os produtos de sua empresa, e escolha veículos de acordo com estes, além é claro, de escolher modelos com bom custo-benefício, levando em conta quilometragem por litro, e custos de manutenção.
3. Invista em tecnologia
Investir em tecnologia é fundamental, inclusive na hora de adotar a entrega expressa em sua empresa:
● Aposte em sistemas de rastreio ou de geolocalização para acompanhar a entrega dos produtos em tempo real;
● Um sistema de roteirização também pode ser interessante, pois com ele é possível mapear os endereços de entrega e otimizar as rotas na hora da distribuição;
● Apostar em uma tecnologia de gestão de combustível também é importante para reduzir os custos de deslocamento. Afinal, o combustível é responsável pela maior parcela de gastos dentro da frota de uma empresa.
4. Capacite seus motoristas
Capacitar seus motoristas é imprescindível para que estes tenham agilidade na hora de fazer a entrega dos produtos, levando em conta a segurança no trânsito.
5. Tenha uma gestão de estoque efetiva
Saber o que há no estoque, a quantidade de peças, a demanda dos produtos, e qual o momento certo de repor as mercadorias, é um dos pontos cruciais na hora de oferecer entrega expressa.
E como a localização do armazém também é um ponto importante, se for possível, mantenha seus armazéns em centros estratégicos para diminuir a distância até os consumidores.
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