O que é o Pnatrans?
O Pnatrans – Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, é um projeto que foi instituído através da Lei 13.614/18, o qual apresenta como principal objetivo o diminuir a letalidade no trânsito nacional.
Este projeto foi sancionado no ano de 2018, e estipulou que até o ano de 2028 o número de mortes no trânsito no Brasil deve ser reduzido pela metade, tendo em vista que entre os anos de 2016 e 2017 houve um aumento de em média 25% no número de óbitos nas estradas do país.
Por conta do Pnatrans, também foi acrescentado um novo artigo ao CTB – Código de Trânsito Brasileiro, o 326-A, o qual define bem as metas do projeto, e as ações que devem ser adotadas para atingi-las.
As metas e ações do Pnatrans
A principal meta do projeto é reduzir em 50% o número de óbitos nas vias brasileiras em 10 anos, e para isto, as metas anuais buscam a redução do índice de mortos por grupo de veículos e de índice de mortos por grupo de habitantes.
O Contran – Conselho Nacional de Trânsito, definiu as metas do Pnatrans individualmente para cada Estado do país e para o Distrito Federal, para garantir o apoio dos governos estaduais, com o intuito de diminuir o número de óbitos não só em escala nacional, mas também levando em conta região por região, uma escala micro.
As metas para o próximo ano são apresentadas sempre na Semana Nacional de Trânsito, no mês de setembro de cada ano, e os dados estatísticos do ano serão sempre divulgados no dia 1º de março do ano subsequente.
E dentre as ações que serão realizadas para que as metas sejam alcançadas podemos destacar as seguintes:
● Melhoria das vias do país;
● Campanhas de conscientização com dicas para um melhor trânsito local;
● Aumento no número de postos de fiscalização nas vias;
● Capacitação dos profissionais de trânsito;
● Atualização dos sistemas e departamentos de trânsito;
● Novas regulamentações para os veículos nacionais de acordo com os itens de segurança dos mesmos.
Resultados do Pnatrans
Vale destacar que no ano de 2011, o Brasil havia firmado um acordo com a ONU, se comprometendo a reduzir o número de óbitos nas estradas do país pela metade até o ano de 2020. Porém este acordo não foi cumprido, e ainda há quem diga que o Pnatrans é uma forma de adiar as metas daquele tratado.
Entretanto, apesar de não ter iniciado um plano eficiente já no ano de 2011, não podemos deixar de evidenciar a eficiência do Pnatrans, o qual vem apresentando resultados satisfatórios desde sua instauração no ano de 2018.
Em 2017 o número de óbitos total no trânsito foi igual a 41.151, já no ano de 2018, após a instalação do Pnatrans, houve uma queda significativa, totalizando 32.655 mortes.
E em 2019, o número também diminuiu, passando para 30.371 mortes no trânsito durante o ano.
No ano de 2020, o número até a presente data também é menor que no mesmo período do ano de 2019, porém é preciso frisar que como estamos passando pela pandemia do COVID-19, o número de veículos transitando nas vias do país diminuiu.
Qual a relação entre o Pnatrans e a Gestão de Frotas?
A diminuição no número de acidentes de trânsito e a melhoria das vias do país impactam diretamente na qualidade de vida de quem trafega diariamente nas estradas e faz deste cenário o seu trabalho.
Portanto, com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito em funcionamento, a segurança dos motoristas irá aumentar e trazer mais tranquilidade em trafegar pelas vias.
Outro impacto do Pnatrans, agora, para a gestão de frotas, é que com a diminuição do número de acidentes, os custos com manutenção dos veículos também irão diminuir, maximizando a produtividade da empresa.
Mas é claro que a vida do motorista, caminhoneiro e colaborador está no topo de prioridades, e uma maior segurança no trânsito, trará uma melhora na qualidade de vida de todos, garantindo um futuro mais seguro.
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com