O sono ao volante é o fator humano responsável por grande número de acidentes de trânsito, sendo comparado até mesmo ao uso de drogas e álcool. Dormir na direção, representa cerca de 20% do número de mortes nas estradas
brasileiras. Tendo isso em vista, trouxemos informações para que você compreenda por que sono e mão no volante não combinam em hipótese alguma. Confira!
Riscos de dormir ao volante
O maior risco de cair no sono enquanto dirige, é sem dúvida ocasionar acidentes de trânsito, os quais podem ser fatais tanto para o motorista sonolento, quanto para terceiros que compartilham as vias com os mesmos.
Ao apresentar sintomas de sonolência, o corpo humano diminui o seu ritmo, diminuindo a percepção, tornando mais lento o tempo de reação, e perdendo a noção de direção, o que consequentemente tende a causar um acidente.
Sinais de que o sono está próximo
Há alguns sinais claros de que o sono se aproxima, e entre eles podemos destacar:
● Redução dos reflexos;
● Bocejos frequentes;
● Ardor nos olhos acompanhado de piscadas constantes;
● Visão embaralhada;
● Dores de cabeça;
● Fadiga e câimbras pelo corpo;
● Dificuldade em manter-se na sua pista;
● Pequenas cochiladas durante o trajeto;
● Pensamentos incoerentes.
Dicas para evitar a sonolência na direção
Compreendido os riscos e quais os sintomas de sonolência, separamos algumas dicas interessantes para que você entenda como evitar o sono ao volante.
Ter uma boa noite de sono é imprescindível para evitar que a sonolência apareça durante a sua rotina de trabalho, o indicado é em torno de 7h de sono por noite.
Além disso, faça pequenas pausas ao longo de sua viagem, nestas paradas hidrate- se e alongue-se, esta pequena mudança na rotina fará com que seu cérebro e corpo despertem, afinal, manter uma mesma atividade por horas a fio, faz com que seu cérebro fique menos alerta.
Vale ressaltar, que nem sempre apenas a falta de sono é a responsável por sua sonolência, alguns outros fatores como alimentação e sedentarismo podem ser os causadores.
É importante, que o motorista consuma alimentos mais leves antes de pegar a estrada, e mantenha uma rotina de exercícios físicos, os quais podem ser adaptados à rotina dos caminhoneiros.
Evitar o consumo de medicamentos que tenham como efeito colateral a diminuição da pressão e a sonolência, é fundamental para quem vai dirigir.
O motorista também deve evitar prazos curtos para a entrega das mercadorias, pois essa pressão que o tempo causa, muitas vezes, faz com que o motorista ultrapasse seus limites, criando a ideia de que quanto mais tempo na estrada mais rápido chegará ao seu destino, deixando de lado o descanso necessário.
Uma outra dica simples é manter a cabine bem ventilada, a renovação do ar constante é ótima para o bom funcionamento do cérebro, diminuindo consequentemente a sensação de sonolência.
No caso de apresentar sintomas de sono durante uma viagem, a sugestão é estacionar o veículo o mais breve possível, em um local seguro, descansar por no mínimo 20 minutos, tomar um café forte, e só depois retornar a estrada. Além de, assim que possível, fazer a pausa para o descanso completo.
Outras dicas rápidas para evitar a sonolência durante a direção é evitar viajar entre as 0:00 e 06:00, não transitar sozinho, e principalmente não dirigir sob o efeito de álcool ou qualquer substância ilícita.
Pequenas ações durante a viagem são capazes de poupar a vida de muitas pessoas, portanto fique atento aos sinais e utilize nossas dicas para se cuidar.
Nós do Pró-Frotas valorizamos a vida e estamos constantemente em busca de soluções para sua frota. Oferecemos um sistema 100% digital e sem qualquer custo. Entre em contato conosco!
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com