Pensando nisso, hoje vamos de dicas para desmistificar tecnologias para os motoristas da sua frota e para que assim, os mesmos possam compreender os benefícios de incluir estes recursos em sua organização.
1 – Deixe claro os objetivos da implementação
Muitas dúvidas surgem por parte dos motoristas quando os gestores anunciam a implementação de sistemas de gestão, alguns não compreendem seu funcionamento e acabam por distorcer os objetivos desta mudança.
Portanto, cabe ao gestor explicar os reais propósitos de cada tecnologia a ser adotada, e quais as metas que deseja alcançar com as mesmas.
É fundamental que os motoristas compreendam o funcionamento dos dispositivos e sistemas que os acompanharão durante suas viagens, e como eles irão impactar e ajudar no seu dia-a-dia.
2 – Aponte as vantagens proporcionadas aos motoristas
Adotar tecnologias na gestão de frotas trará benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Apontar tais vantagens é importante para que seus motoristas compreendam a importância destas mudanças e as aceitem
naturalmente.
Dentre as vantagens proporcionadas aos motoristas, com a implantação de sistemas de gestão, podemos citar: maior segurança no trabalho, menor índice de acidentes, diminuição no número de furtos, mais qualidade de vida, menos
preocupações com a manutenção dos veículos, assim como, a possibilidade de serem avaliados e receberem bonificações de acordo com seu desempenho.
3 – Esteja aberto a ouvir seus colaboradores
Promover o hábito de feedback dentro de sua frota irá enriquecer a sua gestão. Estar disponível para escutar as preocupações e dúvidas de seus colaboradores, em relação às tecnologias adotadas, deixará a comunicação mais aberta, facilitando o entendimento de ambos e criando uma atmosfera agradável, o que resultará em uma gestão mais eficiente, maximizando os resultados da empresa.
4 – Divulgue os resultados da empresa
Divulgar os resultados obtidos pela empresa através do uso de tecnologias é uma maneira de incentivar seus colaboradores, principalmente aqueles que ainda se encontram resistentes.
Traga informações que demonstrem a diferença entre o período antes da implementação dos sistemas tecnológicos e o depois.
Além do retorno financeiro obtido, faça uma relação com o número de acidentes de trânsito, quantidade de multas, e demais dados que julgue interessantes em relação à sua frota.
5 – Idealize um programa de recompensas
Com sistemas para gerenciamento de frotas, é possível acompanhar o desempenho individual de cada motorista, e para tornar esta experiência vantajosa e agradável tanto para a empresa quanto para os colaboradores, o gestor poderá trazer um programa de recompensas, de modo a retribuir os bons motoristas e aliviar a tensão causada pelas mudanças na gestão.
Nós do Pró-Frotas trazemos uma solução completa e 100% digital, para auxiliar gestores quando o assunto é o abastecimento de sua frota, e tudo isso sem qualquer custo. Podemos maximizar sua produtividade e diminuir os seus custos com combustível. Saiba mais, entrando em contato conosco!
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com