Para auxiliar quem não compreende bem este instrumento, hoje separamos mais informações para fazer deste acessório o seu colaborador na estrada.
Mas afinal, o que é um conta giro?
O conta-giros é uma ferramenta que mostra em tempo real aos motoristas o número de rotações por minuto (RPM) que o motor do veículo está trabalhando. Ou seja, o número de voltas que o propulsor do motor dá dentro de 1 minuto corrido.
O conta giro têm como objetivo auxiliar o condutor na troca adequada de marchas, fazendo com que seja possível atingir a melhor potência do veículo com o menor consumo de combustível.
Vantagens em utilizar o conta-giros corretamente
Saber interpretar o conta-giros corretamente irá trazer inúmeras vantagens, e como a principal, podemos destacar a economia de combustível, seja este diesel, gasolina ou etanol.
Outro benefício apresentado ao utilizar este instrumento como seu aliado, é o aumento da durabilidade do motor, pois ao fazer a troca correta das marchas, há um menor desgaste nas peças.
Além disso, um veículo realizando a troca de marchas corretamente, diminui a emissão de gases que contribuem para a poluição.
E não podemos esquecer da segurança. Saber utilizar todas as ferramentas de um veículo de maneira adequada, resultará em uma condução mais segura.
Interpretando o conta giro
O conta giro apresenta algumas zonas diferentes, onde cada uma além de indicar o número de rotações do motor, possui uma interpretação a qual auxiliará os motoristas em sua condução.
Vale ressaltar que cada veículo possui faixas de condução específicas, as quais estão especificadas no manual técnico.
Mas de um modo geral, podemos definir as zonas de condução da seguinte maneira:
● Zona Verde
Esta zona é a faixa perfeita, na qual os motoristas devem permanecer a maior parte do tempo, pois aqui os veículos apresentam mais força no motor com um menor consumo de combustível.
● Zona Amarela
Também conhecida como zona de marcha lenta, é uma zona onde o consumo de combustível é alto, e indica que você está fora da faixa adequada de velocidade para a marcha engatada.
Você pode atingir esta faixa estando tanto com velocidade baixa para a marcha escolhida, quanto estando acima da velocidade.
Esta faixa deve ser evitada, sendo tolerada apenas na hora de realizar ultrapassagem (velocidade mais alta), ou no caso de parar em algum semáforo (velocidade mais baixa).
● Zona Vermelha
Esta zona deve ser totalmente evitada, pois ela significa que o seu motor está fora de sincronismo, e que você ultrapassou a faixa ideal de rotação.
Chegar nesta zona, além do alto consumo de combustível, pode causar danos diretos ao motor, podendo chegar ao ponto até de fundi-lo.
Papel do gestor de frotas em relação ao conta-giros
O principal papel do gestor, em relação ao conta-giros dos veículos de sua frota, é instruir os seus motoristas em relação a esta ferramenta, bem como cobrar uma condução baseada na utilização correta da mesma, a qual poderá ser verificada de acordo com o consumo médio de combustível de cada veículo.
Além do mais, o gestor deve ficar atento ao rendimento dos veículos da frota, pois caso a condução seja adequada porém não econômica, pode ser que o veículo utilizado não seja indicado para a função desempenhada, e quem sabe o ideal seria fazer a troca do mesmo.
Mantenha-se sempre atento aos detalhes do seu veículo e só terá benefícios!
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com