Tipos de distração no trânsito
Para iniciar, é preciso especificar que, a distração no trânsito pode ser classificada em três categorias:
● Distração visual
É considerada distração visual quando os olhos do condutor não estão voltados para a estrada. Como por exemplo, quando o motorista está olhando para um acidente no acostamento, ou olhando para o painel do carro;
● Distração manual
É quando as mãos do condutor não estão no volante do veículo, como por exemplo, quando o motorista está comendo algo enquanto dirige, ou está segurando o telefone celular;
● Distração cognitiva
Já a distração cognitiva é quando o motorista está com o “pensamento longe”, por exemplo, quando está prestando a atenção na letra de uma música, ou está pensando em alguma outra coisa.
Ainda é possível que o motorista se distraia com mais de um tipo distração ao mesmo tempo, como visualmente e cognitivamente, ou manualmente e visualmente, por exemplo.
Dicas para reduzir a distração no trânsito
Separamos algumas dicas para auxiliar o condutor a reduzir a distração no trânsito, e por consequência diminuir o índice de acidentes causados por ela.
Não fazer uso do celular durante a viagem
O uso de celular é a maior causa de distrações no trânsito, se tornando também a maior causa de acidentes nas estradas.
Sabendo disto, é fácil entender que seu uso durante a condução é perigoso, e que a melhor maneira para evitar essa distração é simplesmente ignorar este aparelho durante as viagens.
Não use o celular enquanto estiver dirigindo, programe as suas ligações para serem realizadas em suas paradas, e no restante do tempo, deixe seu telefone desligado ou em modo avião.
Mensagens de texto e redes sociais também devem ser deixadas de lado na estrada! E mesmo que pareça não ter problemas, atender o celular no modo viva-voz, pode fazer com que você distraia cognitivamente, pois estará prestando atenção na conversa, e pode acabar perdendo a atenção na estrada.
Não consuma bebidas alcoólicas
A segunda maior causa de acidentes de trânsito é o consumo de bebidas alcoólicas antes e durante a direção. Bebidas alcoólicas não combinam com a direção.
Essas bebidas atingem diretamente seu estado cognitivo, deixando seu tempo de reação mais lento, o que por consequência faz com que sua percepção do que está acontecendo na estrada fique alterada, podendo causar acidentes.
Tome cuidado com medicamentos
Assim como a bebida alcoólica, certos medicamentos podem alterar sua percepção e reação, e devem ser evitados por quem pretende dirigir.
Então vale a pena conferir a bula do medicamento antes de fazer uso e pegar no volante.
Mantenha uma cronograma de paradas
Sono e cansaço também são causas frequentes da distração no trânsito, por isso não ignore os sinais que seu corpo dá, e faça paradas durante seu trajeto para descansar.
Outro hábito que causa distração é o de se alimentar enquanto dirige. Crie um cronograma de paradas para que você possa fazer as refeições diárias nos locais adequados.
Adote uma direção defensiva
Ao adotar uma direção defensiva, o motorista estará atento a tudo que acontece na estrada e ao seu redor, mantendo distância do veículo à frente, evitando ultrapassagens forçadas, reduzindo a velocidade em dias de chuva, e assim por
diante.
Faça todos os ajustes antes de sair para viajar
Outra dica é ajustar tudo que você deseja antes de iniciar sua viagem, para evitar distrações durante o percurso.
Ajuste os espelhos retrovisores, o banco, sintonize no rádio desejado ou adicione sua playlist, limpe o para-brisas e o vidro traseiro, ajuste a temperatura do ar- condicionado, e tudo mais que julgar necessário.
Apesar de parecerem simples e óbvias, estas dicas se usadas com frequência, irão prontamente reduzir as distrações no volante, trazendo mais segurança para quem trabalha diariamente nas estradas, e diminuindo o número de acidentes. Portanto, adicione-as em sua rotina!
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com