Pensando nisso, preparamos um conteúdo com dicas para que o gestor saiba como reduzir os custos operacionais de sua frota, e tenha o retorno esperado com suas estratégias de gestão. Confira!
Realize manutenção preventiva da frota
Uma das dicas para reduzir os custos operacionais de sua frota, é manter um calendário de manutenções preventivas de seus veículos, pois ao realizar a revisão indicada pelo fabricante, dentro de um período de tempo, você evitará o desperdício com manutenções corretivas.
Afinal, as manutenções preventivas servem para identificar um possível problema no veículo antes que este se torne uma falha maior, o que pode resultar em danos mais custosos, assim como eventualmente causar algum acidente mais grave.
Faça o controle de combustível
Outro ponto que se administrado de maneira efetiva irá impactar diretamente no retorno financeiro de sua frota, é manter um controle efetivo do combustível da mesma.
Os gastos com combustível são um dos maiores custos dentro de uma frota, e com a flutuação atual no preço do mesmo, fazer o controle tende a minimizar os gastos com este tópico e maximizar os lucros no final do mês.
Na hora de fazer a gestão do combustível você deve ficar atento ao tipo mais rentável para a sua frota, buscar por um veículo mais econômico, bem como instruir os seus motoristas a adotarem uma condução e atitudes que diminuam o consumo.
Na hora de fazer a gestão de combustível de sua frota você pode contar com o Pró-Frotas, a primeira solução 100% digital e totalmente gratuita para fazer a gestão de abastecimento dos veículos de sua empresa.
Invista em capacitação de seus condutores
Capacitar seus condutores é fundamental para que sua equipe tenha uma postura positiva, pois um motorista qualificado saberá como trafegar de maneira segura, evitando acidentes de trânsito e multas, o que consequentemente reduzirá os desperdícios com gastos resultantes destas ações negativas.
Portanto, instrua seus colaboradores a manterem uma condução defensiva, a buscarem por rotas otimizadas, a seguirem o calendário correto das manutenções do veículo, entre outras atitudes que se tornam positivas para a frota.
Planeje processos internos
O processo de gerenciamento de uma frota, seja ela de transporte de cargas ou não, inclui diferentes etapas dentro da empresa.
Portanto, planejar/mapear os processos internos, compreendendo cada procedimento, e como este deve ser realizado de maneira hábil para contribuir com a rentabilidade, é imprescindível.
Aposte em softwares de gestão
A tecnologia se tornou uma aliada dentro da gestão de frotas, portanto aposte nela para reduzir os custos operacionais e obter maior retorno.
Dentro das inovações você poderá contar com inúmeros softwares que irão auxiliar a sua gestão, tais como:
● Rastreamento veicular, o qual irá permitir que você acompanhe a localização em tempo real do veículo;
● Telemetria, a qual coletará dados dos veículos remotamente, como velocidade média, aceleração, localização, consumo de combustível, distância percorrida, tempo entre paradas, e mais dados pertinentes para
uma gestão efetiva;
● Uso de câmeras na cabine de caminhões, trará uma maior segurança ao motorista, principalmente em relação a possíveis furtos e assaltos.
● Software de gestão de combustível, o qual possibilitará que você acompanhe em tempo real os gastos de combustível de cada veículo, os abastecimentos da frota, gerencie postos parceiros, e ainda crie um perfil de cada condutor e o consumo médio durante suas viagens;
E como já foi dito, gestão de abastecimentos no Brasil é com Pró-Frotas, a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos. Então, conta com a gente!
As dicas que trouxemos, se adotadas corretamente, com certeza trarão um ótimo retorno à sua frota, diminuindo custos operacionais e dando retorno.
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com