O papel do gestor de frotas em relação ao assunto “acidente de trabalho”, é trazer informações, e oferecer boas condições de trabalho aos seus colaboradores, visando reduzir o número de ocorrências, e consequentemente minimizando as perdas da empresa.
Por isso hoje, selecionamos boas práticas do gestor de frotas para prevenir acidentes de trabalho, confira:
Promover treinamentos aos motoristas
A primeira boa prática para evitar acidentes de trabalho é, promover treinamentos aos motoristas da frota, conscientizando-os sobre as leis de trânsito, os perigos da estrada e os meios de conduta ideais.
Além disto, você deve capacitar seus motoristas em relação à direção defensiva, pois este tipo de direção têm como objetivo reduzir significativamente o número de acidentes de trânsito dentro de uma frota.
Nas aulas de direção defensiva, você deve abordar temas como limites de velocidade, conduta em dias de chuva, uso de celular ao volante, uso obrigatório do cinto de segurança, distância segura entre veículos, leis de trânsito, e uso adequado do veículo.
Outra dica é, oferecer recompensas ou incentivos para os motoristas exemplares de sua frota, como por exemplo, dar uma bonificação àqueles que ficarem um determinado período sem se envolver em acidentes.
Isso, consequentemente, irá fazer com que os demais motoristas tomem mais cuidado nas estradas, visando esta gratificação.
Manter o monitoramento do veículo
Outra maneira de prevenir acidentes de trabalho dentro de uma frota, é apostar em sistemas de monitoramento dos veículos, pois assim é possível saber em tempo real além da localização do veículo, as atitudes tomadas pelo motorista durante suas viagens.
Para isto, você pode utilizar desde telemetria, câmeras internas ou externas acopladas aos veículos, sistemas de gestão de combustível, GPS até outras tecnologias aliadas.
Manter um calendário de manutenção dos veículos
Outra prática de responsabilidade do gestor, é manter o calendário de manutenção dos veículos da frota em dia.
Ou seja, preocupar-se em realizar manutenções preventivas nos veículos, para evitar possíveis acidentes ocasionados pela má condição do mesmo, ou por falha relacionada ao desgaste das peças.
Além disto, a manutenção corretiva também deve ser aplicada mediante necessidade, não podendo liberar um veículo com danos visíveis a um colaborador.
Verificar itens de segurança do carro
Outra dica é, verificar todos os itens de segurança do veículo antes das viagens, como o funcionamento dos faróis e lanternas traseiras, as condições do estepe, conferir se o triângulo, a chave de roda e o macaco estão no interior do veículo, se o manual do carro está de fácil acesso, assim como o nível de óleo, as condições dos pedais e das marchas.
Apesar de manter o calendário de manutenção preventiva em dia, estes itens citados acima devem ser verificados constantemente, pois são artigos de segurança.
Buscar por rotas seguras e eficientes
Buscar por rotas seguras e eficientes também é uma atitude que pode reduzir substancialmente os acidentes de uma frota.
Na roteirização da frota busque por rotas com vias em boas condições, opte por trajetos menores, evite zonas de risco ou perigosas, bem como horários de pico.
Utilizar a técnica de DDS
DDS – Diálogo Diário de Segurança, é uma técnica de segurança e motivação, na qual o gestor estabelece um bate-papo diário com seus colaboradores, abordando temas do dia a dia.
Dentro de uma frota, o gestor pode utilizar a DDS para reforçar informações essenciais sobre a segurança no trabalho, e conscientizar seus motoristas sobre temas relacionados à direção defensiva e cuidados na estrada.
Esta é uma técnica simples, a qual consiste em um breve diálogo dinâmico com cerca de 5 a 15 minutos por dia, mas que pode trazer resultados maximizados para a sua frota, pois diariamente seus colaboradores serão lembrados de importantes ações no trânsito, por isto vale a pena ser incluída em seu plano de gestão.
Manter boas condições operacionais
Manter boas condições operacionais faz com que os motoristas fiquem mais ativos e dispostos durante a direção, diminuindo o risco de acidentes.
Para possibilitar isto, trabalhe com prazos mais flexíveis, para que seus motoristas tenham tempo suficiente para descanso, assim como para que não precisem ultrapassar os limites de velocidade para chegar ao destino em tempo recorde, pois caso contrário, consequentemente fará com que os cuidados na estrada diminuam, e a possibilidade de acidentes de trânsito aumentem.
Fazer previsão de custos
Por menor que seja a incidência de acidentes dentro de sua frota, imprevistos podem ocorrer.
Para que não haja uma redução abrupta do orçamento de sua empresa, o ideal é fazer uma previsão de custos de possíveis acidentes, e reservar uma verba para estes momentos.
Para fazer esta previsão, uma dica é manter um histórico de ocorrências, assim você consegue verificar a frequência destes acidentes, o que além de possibilitar fazer uma média de custos, irá facilitar na hora de escolher a melhor medida a ser tomada pela sua empresa para minimizar perdas neste âmbito.
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com