É importante sabermos mais informações sobre este tipo de profissional, principalmente para quem ainda não compreende a sua real função dentro de uma frota. Então, hoje trouxemos algumas dicas para acertar na contratação deste profissional para a sua empresa. Confira!
O que é e qual a função de um analista de frotas?
Um analista de frotas tem como principal função, coletar e interpretar os dados da frota, bem como auxiliar o gestor da empresa, sendo também um agente de ligação entre os motoristas e o gestor da frota.
Além disso, é responsável por identificar problemas dentro da logística da empresa e arquitetar soluções de modo a diminuir os erros operacionais e os prejuízos da mesma.
O cargo de analista de frotas engloba inúmeras funções, mas sempre com o objetivo de otimizar os processos relacionados à frota e reduzir os custos.
Outro papel deste profissional é manter o cronograma de manutenções dos veículos da frota em dia, solicitando o cumprimento do calendário por parte dos motoristas, para evitar danos maiores futuramente, e consequentemente gastos.
Também é responsabilidade do analista de frotas, realizar a roteirização da frota, planejando as melhores rotas para cada operação da empresa, de modo a minimizar os custos e otimizar o tempo.
O analista de frotas também fica responsável pelos treinamentos dos motoristas da frota, além de acompanhar o processo de embarque e desembarque das cargas, para garantir que tudo esteja de acordo com o cliente e a empresa, e fazer o controle da documentação necessária para o transporte.
Apesar deste profissional ter sua função diretamente ligada ao gestor de frotas, auxiliando este a tomar decisões mais assertivas, de acordo com a interpretação dos dados obtidos da frota, há uma tarefa na qual o analista é o responsável pela tomada de decisão, na hora da renovação da frota.
Cabe ao analista de frotas verificar se a frota da empresa está de acordo com as necessidades da mesma, se não há carros ociosos na garagem, ou a falta deles para desempenhar os serviços.
O analista também deve fazer o planejamento para a renovação da frota, identificando o momento certo para a compra de novos veículos, e esta decisão cabe somente a este profissional, até porque ele está à frente de toda a informação de base da frota.
Dicas para acertar na contratação do analista de frotas para sua empresa
Se você sentiu a necessidade de contratar um analista de frotas para a sua empresa, porém não sabe qual a melhor maneira para contratar a pessoa certa, confira as dicas para você fazer a contratação assertiva desse profissional:
1. Descreva detalhadamente a vaga
O primeiro passo para fazer uma contratação assertiva para o cargo de analista de frotas, é criar um anúncio de vaga, descrevendo detalhadamente quais as funções que este profissional terá de desempenhar na empresa.
Coloque as características desejáveis para este profissional, as obrigações que deverá cumprir, o salário proposto, e todas as informações que julgar relevantes.
Assim você fará uma triagem indireta, pois somente quem realmente se encaixar no perfil da vaga irá se candidatar, reduzindo o tempo do processo de seleção.
2. Anuncie a vaga em locais adequados
Não saia divulgando a sua vaga em qualquer lugar, disponha seu anúncio em locais adequados, pois assim você direciona os candidatos.
Divulgue a vaga em sites de empregos de confiança. Assim como no site e nas redes sociais de sua empresa, pois assim o público que terá acesso a esta informação, estará em concordância com o seu setor.
3. Características desejáveis para o cargo
Como o cargo de analista de frotas requer um profissional competente e responsável, há algumas características que são desejáveis para este perfil profissional.
Como as características mais almejadas, podemos citar a organização, a capacidade de manter o foco, capacidade de liderança, capacidade de tomada de decisões, uma boa comunicação, saber motivar a equipe e capacidade de trabalhar sob pressão.
Profissionais graduados
A graduação não é uma obrigatoriedade para este cargo, porém profissionais com formação nas áreas de administração, logística, comércio exterior, processos gerenciais e demais áreas relacionadas, tendem a trazer um conhecimento técnico e uma visão estratégica para a empresa.
4. Busque por referências profissionais
Uma dica é procurar por referências profissionais precedentes, pois assim é possível compreender o desempenho do candidato no cargo oferecido.
Ao buscar por referências você também receberá um feedback do comportamento do profissional diante de diferentes aspectos. Por exemplo, como este age no coletivo, qual a postura dele diante de eventuais problemas, sua conduta junto do gestor, e demais particularidades do concorrente
5. Dê preferência para fazer a entrevista pessoalmente
Apesar de estarmos sempre em busca de otimizar o nosso tempo, na hora de contratar um analista de frotas para a sua empresa vale a pena tirar um tempinho para realizar uma entrevista frente a frente com o aspirante à vaga.
Nesta etapa, você conseguirá analisar a postura do candidato de fato, examinando se há contradições com as informações descritas no currículo, e verificar como este reage e responde a suas perguntas sem desvios.
A importância deste cargo fica cada vez mais evidente ao longo do tempo. Portanto, para uma contratação mais assertiva, siga as nossas dicas e tenha um analista de frotas experiente para auxiliar na gestão de sua frota!
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com