Ao contrário do que muitos pensam, nem todos os incidentes são fatalidades, e muitos, podem sim ser evitados através de uma gerência efetiva dentro de uma frota.
Listamos abaixo, os principais fatores relacionados ao acontecimento de acidentes de trânsito em nossas vias, confira:
Fator Humano
Já mencionamos que fator humano é o maior causador de acidentes de trânsito nas vias. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, isso engloba cerca de 90% das ocorrências.
● Superestima de habilidades
A superestima de habilidades, trazendo uma autoconfiança exacerbada aos motoristas é uma das principais causas.
Esse tipo de comportamento faz com que o condutor muitas vezes acredite que nada poderá acontecer com ele, abusando então da velocidade, fazendo ultrapassagens forçadas ou em locais inadequados, desrespeitando a distância entre veículos, entre outras ações danosas.
● Desatenção
Outra causa comum do fator humano, é a desatenção. Em muitos casos de acidentes, o motorista costuma ficar desatento à estrada por conta de inúmeros fatores, como cansaço por exemplo. Mas atualmente, o uso do celular já vem sendo apontado como o principal causa de desatenção e acidentes.
● Fadiga ou cansaço
Fadiga e cansaço também estão entre as causas, principalmente quando o motorista não têm uma boa noite de sono ou desrespeita a lei do descanso, seja por conta da pressa ou novamente pelo excesso de autoconfiança. E já que citamos a pressa, muitos motoristas abusam da velocidade e evitam o descanso por conta da pressão sofrida pelos prazos curtos estabelecidos.
Portanto, cabe ao gestor gerenciar estes prazos de maneira adequada, levando em conta a rota e todas as possíveis adversidades.
E como podemos prevenir?
Dentro do fator humano, o que pode ser feito para evitar acidentes de trânsito, é conscientizar os motoristas sobre os riscos que atitudes inadequadas podem causar à sua segurança, e à segurança de terceiros.
Para isto, o gestor de frotas deve investir em treinamentos, capacitações, palestras, entre outros, que explorem a direção defensiva, bem como um programa de incentivo para os condutores com menor índice de acidentes.
Para acompanhar o comportamento de cada condutor, você pode utilizar sistemas como telemetria veicular e gestão de combustível, onde você receberá dados importantes como consumo médio de combustível, velocidade média, aceleração, frenagem grosseira, entre outros.
Dessa forma, será possível identificar falhas e acertos no comportamento de cada motorista, e então, gerir sua frota de maneira assertiva em cada caso.
Fator relacionado aos veículos
O fator veicular também é responsável por uma parte dos acidentes de trânsito, tendo em vista que veículos comprometidos, não possuem o desempenho desejado.
Podemos citar como exemplos, sistemas de freio desregulados, pneus carecas, a não geometria e balanceamento do veículo, carga inadequada ou mal posicionada, assim como veículos muito antigos.
Para prevenir acidentes relacionados a este fator, o gestor deve manter um calendário de manutenção preventiva para sua frota, evitando que os reparos sejam feitos apenas em manutenções corretivas.
Fazer a troca de veículos da frota de tempos em tempos, também é necessário para garantir veículos seguros e de qualidade para seus colaboradores, bem como para reduzir os custos com manutenção e consumo de combustível.
Evitar o excesso de peso nas cargas também é imprescindível, pois cada veículo é capaz de suportar um determinado peso. O excesso deste pode causar não só danos aos veículos, mas acidentes como capotamentos em curvas, por exemplo.
Aqui, a telemetria também é uma boa aliada, pois com ela é possível além de entender o comportamento dos motoristas, identificar maus hábitos que tendem a ocasionar danos às condições dos veículos.
Fator relacionado com meio ambiente e condições da via
Por fim, outro fator causador de acidentes de trânsito é aquele relacionado às más condições da via e/ou do meio ambiente, e apesar de causar danos em menor quantidade, se aliado aos fatores acima, pode causar grandes acidentes.
Má condição da pavimentação, pinturas sinalizadoras inexistentes, placas mal posicionadas, ausência de acostamento, trajeto com muitas curvas acentuadas, vegetação volumosa na beira da estrada impedindo a visualização das sinalizações, podem ser considerados fatores relacionados com a via.
Agora, condições meteorológicas adversas, como chuva em excesso ou granizo, ou ainda, tráfego constante de animais na via, podem ser considerados fatores causadores de acidente relacionados ao meio ambiente.
Nesse caso, a melhor solução é apostar no planejamento de rotas, pois com ela é possível escolher vias com melhores condições, bem como trajetos com menor incidência de acidentes.
Outra dica é buscar por um sistema de sensores de chuva, os quais automaticamente ligam os limpadores de para-brisas, e emitem um alerta para que os condutores reduzam a velocidade.
Vale lembrar que o Pró-Frotas traz uma solução completa para fazer a gestão de combustível de sua frota, através de um sistema 100% digital e sem qualquer custo, o consequentemente maximizará sua produtividade. Saiba como, entrando em contato conosco!
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com