Independente do motivo, trafegar à noite requer alguns cuidados a mais. Por isso, o Pró-Frotas traz 7 dicas para garantir a segurança e a tranquilidade de quem costuma dirigir à noite. Confira!
1. Mantenha a manutenção preventiva do veículo em dia
Independente do período, manter em dia o calendário de manutenção dos veículos é fundamental para evitar danos tanto aos caminhões, quanto às vias e aos motoristas.
Mas como as viagens noturnas requerem ainda mais cuidados, evitar que algum acidente possa vir a acontecer nestes períodos por conta de alguma falha mecânica é super importante.
Verifique também sempre a situação dos pneus e faça a calibragem correta antes de pegar a estrada.
2. Fique atento aos sinais de cansaço
Dirigir sob o cansaço e a exaustão é a receita para um desastre nas estradas, portanto se você deseja trafegar no período noturno, você deve descansar ao longo do dia.
Caso você esteja descansado, mas tenha sinais de cansaço ou fadiga ao longo do trajeto, busque sempre por uma parada segura, e tire um tempo para seu descanso.
Não faça o uso de rebites nem estimulantes para se manter acordado, pois estes produtos trazem graves danos à sua saúde.
É importante que você mantenha sempre uma alimentação saudável e hidrate-se adequadamente para manter a energia.
3. Fixe seu foco na estrada
Manter o foco na estrada é fundamental para qualquer motorista, independentemente do horário em que está trafegando, entretanto, o período noturno requer ainda mais atenção.
Durante a noite o campo visual do motorista diminui consideravelmente, por isso adotar uma direção defensiva é o mais indicado para evitar acidentes de trânsito.
Mantenha os olhos sempre atentos, permaneça a uma distância segura do veículo à sua frente, e obedeça a sinalização da via.
4. Cuide dos faróis
Sabe-se que nem todas as vias brasileiras possuem a iluminação ideal, portanto os faróis dos caminhões muitas vezes se tornam a única luminosidade nas estradas durante a noite, por este motivo, eles devem estar sempre em bom estado.
Antes de pegar a estrada, cheque se todos os faróis e lanternas estão funcionando corretamente, e caso alguma lâmpada queime, troque o mais rápido possível e evite transitar com ela queimada, pois além de receber uma multa, você poderá se envolver em algum acidente.
Outra dica importante é manter os faróis e lanternas sempre limpos, pois isto permitirá o uso total da luz disponível.
5. Respeite o limite de velocidade
Aumentar a velocidade nas vias à noite não é uma boa ideia, pois mesmo que o movimento esteja baixo, o seu campo de visão estará menor, e com isto você só perceberá um obstáculo ao estar bem próximo do mesmo, e em alta velocidade, isto fará com que fique difícil desviar do mesmo sem nenhum dano.
Portanto, respeite o limite de velocidade indicado na via, e se possível, reduza-o durante as viagens noturnas.
6. Mantenha o para-brisas e os retrovisores limpos
Assim como os faróis, os retrovisores e os vidros da cabine devem estar sempre limpos para garantir a melhor visualização das estradas.
Faça a limpeza com o auxílio de um limpa-vidros e um pano, pois ao utilizar suas mãos ou braços, poderá deixar manchas que venham a atrapalhar a visualização.
Lembre-se também de sempre estar desembaciar o para-brisas quando for necessário, para evitar que prejudique sua visualização.
7. Evite oferecer caronas
Infelizmente os índices de violência no Brasil têm aumentado cada vez mais, e uma prática antes comum, como a dos caminhoneiros em oferecer carona a diferentes pessoas na via, se tornou um ato extremamente perigoso.
Por isto indicamos aos caminhoneiros que evitem oferecer carona durante suas viagens, principalmente no período noturno, pois nestes horários, com a visualização baixa, nem sempre é possível verificar os perigos envolvidos.
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com