Para manter sua frota eficaz e em pleno funcionamento, os cuidados vão muito além dos gastos com combustível.
Gerir uma frota exige um controle preciso sobre prazos e gastos, mas é possível reduzir os custos e potencializar lucros.
Por isso, preparamos 5 dicas que visam a economia para tornar sua operação mais eficiente, confira:
- Controle os gastos com combustível
As planilhas manuais auxiliam no controle dos gastos, mas um software de gestão de abastecimentos oferece informações mais relevantes como o consumo de combustível por quilômetro percorrido, o desempenho do veículo, entre outros. Também é possível identificar os postos da rota selecionada para comparar preços e negociar descontos nos postos.
- Otimize suas rotas
Escolher um trajeto mais dinâmico é um ponto crucial para melhorar o desempenho dos veículos e aumentar a produtividade da operação. Com aplicativos especializados, você pode encurtar o caminho e atender um maior número de clientes, optando por estradas com menos pedágios, mais conservadas e menos congestionadas.
- Capacite seus motoristas
Investir em treinamentos de boas condutas no trânsito e direção defensiva, além de eliminar maus hábitos, preparam os condutores para situações de risco, minimizam o desgaste dos veículos e diminuem os riscos de acidente, potencializando a operação.
- Faça manutenções preventivas
Procedimentos como troca de óleo, substituição de filtros de ar, alinhamento de pneus, aferição dos freios e diversos outros itens fazem parte do dia a dia da gestão. Quando realizadas no prazo estipulado, as manutenções diminuem os riscos de danificação e gastos excedentes.
- Utilize um sistema de gestão
Use a tecnologia como aliada. Já existem diversas plataformas que coletam informações e geram dados relevantes para o seu negócio. Os softwares disponíveis otimizam os processos de gestão, com a redução de custos, diminuição de burocracias e erros humanos, além da oferta de relatórios mais completos, tornando mais eficiente a gestão e auxiliando na tomada de decisões.