Tendo em vista que o consumo de combustível é responsável por uma grande parcela das despesas, diminuí-lo também se torna necessário.
Mas e quando a natureza é responsável pelo aumento dos gastos, como evitar os custos extras? Pensando em situações que não podemos controlar, listamos 5 dicas para diminuir o consumo de combustível da sua frota durante a chuva, confira:
1 – Evite transitar com chuva intensa
Uma leve chuva não impacta significativamente o consumo de combustível de sua frota. Por outro lado, quando há uma tempestade onde se formam lâminas de água sobre o asfalto, o atrito entre os pneus e a superfície é maior, obrigando o motor a aumentar sua potência, resultando no aumento do consumo de combustível.
Nessa situação, o ideal é evitar transitar sob temporais e, se você for pego de surpresa pela chuva, faça uma pausa. Além de tentar diminuir os custos, você ainda evita possíveis acidentes, já que nessas condições os índices sempre aumentam.
2 – Diminua o uso de componentes elétricos
Os componentes elétricos moralmente acionados durante a chuva, como por exemplo o ar condicionado para desembaçar os vidros e manter a temperatura interna agradável, também contribuem para o aumento do consumo de combustível.
Como todos sabem, o ar-condicionado rouba certa potência do motor, fazendo com que ele trabalhe mais e consuma mais combustível. Então uma alternativa para vidros embaçados, é optar pelos desembaçadores traseiro e dianteiro ao invés do ar-condicionado.
Outra dica, é evitar componentes como o som ou carregador de celular, pois apesar de parecerem insignificantes, também consomem potência.
3 – Controle a velocidade
Na hora de conduzir um veículo na chuva, seja ele de frota leve ou pesada, você deve manter uma velocidade constante. Evite acelerar demais e frenar bruscamente, pois além de diminuir os riscos de acidentes por conta de aquaplanagem, em uma velocidade controlada, a exigência do motor é menor, assim como o consumo de combustível.
4 – Mantenha os pneus em bom estado
Pneus em bom estado de conservação são imprescindíveis para a segurança durante o tráfego, ainda mais sob uma situação de chuva intensa, pois quanto mais profundos os sulcos de um pneu, a drenagem da água sobre o asfalto será maior, o que por consequência diminui a resistência entre o pneu e a superfície, assim como consumo do veículo.
Outro ponto que deve ser analisado é a calibragem dos pneus, que deve estar com a pressão adequada, pois pneus murchos aumentam o atrito com o asfalto.
Vale reforçar que é fundamental manter a manutenção do veículo em dia, pois com todos os sistemas funcionando, o consumo de combustível será menor, assim como os riscos com acidentes causados por falhas.
5 – Aposte em uma solução digital para gerenciar o consumo de combustível
Apostar em uma solução digital na hora de gerenciar o combustível de sua frota, é a maneira mais fácil de manter o controle dos gastos, seja em tempo seco ou com previsão de chuva, optar por um aplicativo de gestão com certeza otimizará seu tempo e maximizará sua produtividade.
Se você quiser saber mais sobre como uma solução gestão de abastecimento de frotas pode ajudar a reduzir os custos de combustível de sua empresa, entre em contato conosco! O Pró-Frotas é uma solução 100% digital, sem custo algum, e que pode lhe ajudar a economizar até 25% no custo de combustível de sua frota. Confira!